Vereador Raí Ascêncio concede Diploma "Construtor do Bem" ao Reverendíssimo Dom José Benedito Cardoso

Publicado por: Jornalismo/CMNH

Publicado em: 14 de junho de 2024

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 3 de junho, o Projeto de Decreto Legislativo nº 42/24, do Vereador Raí Ascêncio (Republicanos), que concede Diploma "Construtor do Bem" ao Reverendíssimo Dom José Benedito Cardoso.

O edil contou parte da história de vida de seu homenageado: natural de Angatuba, diocese de Itapetininga/SP; estudou filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba; e teologia no Instituto Teológico de São Paulo - ITESP, em São Paulo.

Em 1986, segundo Raí, Dom José foi ordenado sacerdote para a arquidiocese de Sorocaba, onde foi pároco em Bom Jesus de Alambari (1987); já com a criação da diocese de Itapetininga, em 1998, ocupou os cargos de chanceler diocesano (1998-2010) e de reitor do Seminário Diocesano (2004-2006); e durante vários anos, foi Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.

"Foi Vigário Geral; pároco de São Roque, em Itapetininga (desde 1988); membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Presidente do Tribunal Diocesano de Itapetininga. Foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 23 de janeiro de 2019, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo", destacou.

Em 2019, conforme o edil, seu homenageado recebeu Ordenação Episcopal em Itapetininga pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. "Dom José Benedito Cardoso foi acolhido na região episcopal Lapa no dia 31 de março de 2019", observou.

De acordo com Vereador, Dom José foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo de Catanduva no dia 4 de janeiro de 2024, tomando posse como 4º bispo na linha de sucessão apostólica da Diocese de Catanduva/SP, em 17 de fevereiro de 2024.

"Este Vereador, reconhecendo a importância do Reverendíssimo Dom José Benedito Cardoso para nosso município, tem a honra de outorgar-lhe o Diploma 'Construtor do Bem'", finalizou.