Você sabe o que é Emenda a um Projeto?

Publicado por: Jornalismo/CMNH

Publicado em: 11 de setembro de 2024

A Escola do Legislativo "Vereador Prof. Gilberto Aparecido Rondon" tem como um de seus objetivos a capacitação da comunidade, neste sentido, fará publicações com o intuito de levar informação à população sobre os Poderes do Estado, especialmente o papel do Poder Legislativo; as funções e as atribuições dos Vereadores; informações sobre proposituras, sessões plenárias, audiências públicas; comissões; entre outros.

Tema de hoje: Você sabe o que é Emenda a um Projeto?

A Emenda é o meio pelo qual os Vereadores podem alterar a forma ou o conteúdo de determinado Projeto, no todo ou em parte, e deve ser discutida e votada pelo Plenário juntamente com o Projeto ao qual se refere.

As Emendas podem ser:

• Emenda Supressiva: é a que suprime qualquer parte da proposição, podendo recair sobre dispositivo, expressão ou palavra do texto. As Emendas Supressivas sempre têm a pretensão de excluir ou retirar parte da proposição.

• Emenda Substitutiva: visa retirar uma parte existente na proposição e acrescentar outra em seu lugar, portanto, substitui parte de uma proposição pela parte apresentada.

• Emenda Modificativa: é a que altera uma proposição. Quando a modificação é substancial e se pretende fazer uma alteração global na proposição, passa a ser um substituto.

• Emenda Aditiva: tem a finalidade de incluir ou adicionar novos conteúdos à proposição.