Vereador Amilcar Raphe solicita ao Centro Paula Souza a instalação de uma FATEC em Novo Horizonte
Publicado por: Jornalismo/CMNH
Publicado em: 13 de fevereiro de 2025
O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 3 de fevereiro, o Requerimento nº 33/25, do Vereador Amilcar Raphe (Republicanos), ao Diretor Superintendente do Centro Paula Souza, Clóvis Souza Dias, solicitando a instalação de uma Faculdade de Tecnologia – FATEC, no Município de Novo Horizonte.
Conforme o edil, a vinda da FATEC ao Município beneficiará todos os estudantes das cidades circunvizinhas, pois Novo Horizonte está localizado no centro de uma região que abrange diversas pequenas cidades.
Atualmente, a cidade mais próxima que conta com o ensino da FATEC é Catanduva. "Novo Horizonte e as cidades vizinhas como: Adolfo, Irapuã, Itajobi, Sales, Urupês, Mendonça, Marapoama, Borborema, Itápolis e Ibitinga, segundo o IBGE, contam com uma população de aproximadamente 170 mil habitantes, ou seja, a instalação da Faculdade no Município atenderia todas essas pessoas", destacou.
Amilcar ressaltou que a faculdade é necessária para o aprimoramento do desenvolvimento econômico, social e cultural que a região vem adquirindo nos últimos anos. "Assim, a formação de recursos humanos qualificados, o desenvolvimento da pesquisa científica, a extensão universitária, e, principalmente, benefícios à população local, proporcionarão a criação de um novo polo estratégico de desenvolvimento para a região", afirmou.
O Vereador informou que o Município conta com duas usinas sucroalcooleiras, as maiores geradoras de emprego e é essencial para as mesmas contar com mão de obra especializada.
"As cidades circunvizinhas contam com duas outras usinas sucroalcooleiras, além das variadas atividades agrícolas e pecuárias, como produção e exportação de amendoim e produção e exportação de limão. Dessa maneira, os cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza, tais como: Gestão de Negócios e Inovação, Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Gestão da Produção Industrial, Agronegócio, Big Data para Agronegócio, Análise de Processos Agroindustriais, Logística, Biocombustíveis, Gestão de Energia Eficiência Energética são considerados estratégicos para o desenvolvimento local e regional", salientou.
Cadastre-se e receba notícias em seu email