Plenário aprova em 2ª votação Projeto de Lei do Vereador Policial Miron que institui o Dia Municipal do PROERD em Novo Horizonte
Publicado por: Jornalismo/CMNH
Publicado em: 25 de abril de 2025
O Plenário do Legislativo aprovou, em 2ª votação, na sessão ordinária de 22 de abril, o Projeto de Lei nº 56/25, do Vereador Policial Miron (PL), que institui o Dia Municipal do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD no Município. O Projeto agora segue para análise do Executivo.
Miron contou parte da história da criação do programa. "O PROERD foi criado e desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que visa prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas. É realizado através de aulas ministradas obrigatoriamente por Policiais Militares fardados, nas escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental.", explicou.
Conforme o Vereador, o programa desenvolve um conjunto de ações preventivas, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida.
O edil salientou que o PROERD segue a filosofia do programa americano de resistências às drogas Drug Abuse Resistance Education – DARE criado em 1992. "A versão brasileira foi fundada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e, atualmente, é desenvolvido em todas as Polícias Militares do Brasil. Em Novo Horizonte, o programa foi implantado em 1998. De lá para cá, milhares de alunos já participaram e sentem orgulho de dizer 'não às drogas'", ressaltou.
Miron enfatizou que, para ser um facilitador do PROERD, o Policial Militar precisa ser voluntário, ter excelente conduta profissional, ética e moral; possuir dinamismo e afetividade no trabalho com a educação infantil e adulta; além de passar por um curso de formação bastante rigoroso, com profissionais de diversas áreas, com carga horária de 80 horas.
"O Dia Municipal do PROERD é uma forma de dar publicidade e consolidar ainda mais esse importante programa, reconhecendo sua importância na formação de nossas crianças", finalizou.
Cadastre-se e receba notícias em seu email