Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam o Gabinete do Prefeito

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 11 de outubro de 2017

Os vereadores Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori e Sônia Maria Pasiani Canato, acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde desta quarta-feira (11), ao Gabinete do Prefeito Municipal Toshio Toyota. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

Os edis foram recebidos pelo prefeito Toshio Toyota, pelo chefe de gabinete Carlos Alberto Tupinamba, pelas assessoras de gabinete Elaine Della Togna e Sabrina Piccolo e pela agente de serviços públicos Elenice Compareti.

Muitos foram os assuntos abordados durante o bate-papo, entre eles, a situação financeira da Prefeitura. O prefeito afirmou que cada ano que passa fica mais difícil se administrar uma cidade. "As responsabilidades das Prefeituras só aumentam e as arrecadações não param de cair. Vai chegar um momento que as Prefeituras vão ter que priorizar áreas para investimento. Antigamente, não tínhamos gastos com cuidados de animais, aterro de lixo, internação compulsória, medicamentos de alto custo, por exemplo, já atualmente temos muito gasto com essas áreas", salientou o prefeito.

Segundo Toyota, uma das prioridades é a manutenção da Santa Casa. "Há alguns anos, a Santa Casa não era responsabilidade da Prefeitura, no entanto, tivemos que intervir para mantê-la de portas abertas. Hoje, temos um investimento de R$ 6 a 7 milhões por ano, a Saúde tem que ser uma prioridade", ressaltou o prefeito.

Um novo cemitério para o Município também foi tema da reunião. Toyota explicou aos vereadores que estão estudando um local para abrigar um novo cemitério e isso envolve vários fatores, como um estudo do solo, porque não pode haver contaminação do lençol freático.

O envio de respostas aos Requerimentos feitos pelos vereadores também foi abordado. Os edis se queixaram da demora em receber respostas e o envio de respostas vagas. O prefeito enfatizou que todos os Requerimentos recebidos são encaminhados para resposta dos departamentos e Diretorias responsáveis, no entanto, recentemente, solicitou aos mesmos que respondam com mais agilidade.

As obras que estão paradas no Município também foram discutidas, entre elas, o portal da entrada da cidade pela Avenida Alfredo Branco de Queiroz e as unidades educacionais do Parque Honório Roncoletta e Jardim Almici. "Essas obras encontram-se paradas porque as empresas abandonaram. Novas licitações estão sendo providenciadas para que possamos dar andamento às construções", afirmou Toyota.

Outro assunto debatido foi com relação às licitações. Os vereadores questionaram o fato da demora na conclusão de algumas licitações, como de peças para conserto de veículos, o que leva à Prefeitura a ter que locar o transporte para atender a demanda. O prefeito explicou que, atualmente, para realizar qualquer serviço ou compra, a Prefeitura precisa fazer através de licitação. "Acabei de assinar a homologação da licitação de peças, o que em breve vai sanar o problema de veículos quebrados", afirmou Toyota.

Ainda sobre o transporte, o prefeito explicou que, juntamente com sua equipe, está estudando duas possibilidades: um financiamento para compra de novos veículos, tendo em vista que grande parte da frota é antiga, ou a terceirização. "Vamos analisar o que é mais viável e com isso tentar solucionar parte dos problemas nesta área", ressaltou Toyota.

Diversos outros assuntos também foram abordados, como a situação dos brinquedos e infraestrutura dos parquinhos municipais, o limite de gastos com pessoal, o gasto com alugueis de prédios para departamentos da Prefeitura, situação da represa municipal, afastamento de funcionários e situação de um loteamento não regularizado próximo no Jardim Bottura.

Ao final da visita, Nelsinho agradeceu a atenção e todos os esclarecimentos prestados pelo prefeito e pelos funcionários do Gabinete, além de ressaltar que o objetivo da visita também é o de promover uma aproximação entre Legislativo e Executivo, para que juntos consigam administrar a cidade nesse tempo de crise econômica. O prefeito agradeceu a visita dos vereadores e se colocou a disposição para sanar qualquer dúvida ou questionamento. "As portas do Gabinete estão sempre abertas aos senhores e aos munícipes", finalizou.

Projeto "Câmara Visita"

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.