Projeto Câmara Visita: Vereadores visitam a Central de Polícia Judiciária

Publicado por: Brunara Ascencio - Jornalismo Câmara Municipal

Publicado em: 26 de outubro de 2017

    Os vereadores Cléber da Rosa Moreira (Cléber Gaúcho), Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex) e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), acompanhados de servidoras da Câmara, fizeram uma visita, na tarde da última quarta-feira (25), à Central de Polícia Judiciária de Novo Horizonte. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", idealizado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

    Os edis foram recebidos pelo Delegado de Polícia e Coordenador da Central de Polícia Judiciária, Dr. Leonel Aparecido Siqueira. De acordo com a Constituição Federal, as atribuições de Polícia Judiciária são de competência das Polícias Civis, as quais apuram as infrações penais por meio de investigação policial (Termo Circunstanciados de Ocorrência ou Inquéritos Policiais).

    Em reunião com os edis, Dr. Leonel explicou que a Central de Polícia Judiciária compreende, atualmente, a Delegacia de Polícia do Município, Delegacia Investigações Gerais (DIG) e Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE). Segundo ele, foram registradas 2.857 ocorrências em 2016 e já são 2.002 este ano. Atualmente, os roubos em propriedades rurais e furtos de veículos estão entre as principais preocupações da Polícia Civil.

    Entre as dificuldades, o Delegado destacou a falta de recursos humanos. "Para as três Delegacias, contamos com seis escrivães, quatro investigadores, dois agentes policiais e oito estagiários. Os estagiários, cedidos pela Prefeitura, ajudam muito, pois temos poucos funcionários para uma demanda muito grande", ressaltou.

    Indagado sobre a possibilidade de Novo Horizonte ter uma Guarda Municipal, Dr. Leonel se mostrou favorável à sua criação. "Infelizmente, as cidades do interior não são mais tão tranquilas como antigamente, a criminalidade é crescente no país todo. A criação de uma Guarda Municipal iria colaborar para reforçar a segurança da cidade", observou.

    A implantação de câmeras para monitoramento das vias, principalmente das entradas da cidade também foi assunto da visita. Os vereadores lembraram que, juntamente com a Guarda Municipal, o videomonitoramento das vias estão entre as solicitações do Legislativo ao Executivo Municipal. "Ambas as medidas iriam contribuir para diminuir a criminalidade e trazer mais segurança para os munícipes", enfatizou o Delegado.

    No final da reunião, Nelsinho, em nome da Câmara, agradeceu a recepção e todas as informações passadas por Dr. Leonel, e afirmou que os vereadores irão solicitar ao governo do Estado mais policiais para Novo Horizonte. O Delegado agradeceu a visita e se colocou à disposição do Legislativo Municipal.

Projeto "Câmara Visita"

    Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com as instituições e a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!