Vereador Nelsinho Luiz propõe sanções a quem não colaborar no combate à dengue

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 20 de fevereiro de 2015

Primeira constatação da irregularidade implicará em advertência ao infrator, em caso de reincidência será aplicada a multa.

O vereador Nelson Luiz Benevenuto apresentou o Projeto de Lei nº 4.717/15, que estabelece sanções a quem não colaborar no combate ao mosquito transmissor da dengue, na sessão ordinária do Legislativo realizada na última quinta-feira (19). A proposta entrou no Expediente para conhecimento dos vereadores e deve ser apreciada e votada em duas discussões nas próximas sessões. 

De acordo com o texto, todos os proprietários, a qualquer título, de imóveis, que deixarem recipientes contendo águas estagnadas, facilitando a proliferação do mosquito transmissor da dengue, serão multados. A multa deverá ser regulamentada através de Decreto do Executivo.

O projeto prevê que na primeira constatação da irregularidade, haverá apenas advertência por escrito ao infrator, sendo que na reincidência será aplicada a multa.

Na justificativa da propositura, Nelsinho explica que muitas ações estão sendo desenvolvidas pelo governo municipal no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, doença que vem se alastrando e todo ano é motivo de preocupação da Diretoria de Saúde. "Porém, muitas pessoas ainda não criaram o hábito de tomar medidas de prevenção, mantendo seus imóveis limpos, seus vasos sem água, mais com areia e outras ações que não permitam a proliferação do mosquito", ressalta.

O vereador salienta que precisamos tirar das pessoas a ideia de que "comigo não vai acontecer", e dessa maneira, comprometer toda a vizinhança. "Se as ações já praticadas não estão sendo suficientes, precisamos ser mais duros em nossas ações", observa.

Ele finaliza: "Embora a cobrança de multa para os proprietários de imóveis que não tomarem medidas preventivas seja uma determinação bastante drástica, acredito ser a única maneira de fazer com que a população cuide de seus imóveis, não dando chance aos mosquitos".



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!