Proposta permite divulgação de pesquisa só até 15 dias antes da eleição

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 23 de fevereiro de 2015

Objetivo é impedir influencia da mídia no voto do eleitor.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 2/15, que modifica a lei nº 9.504/97 - que estabelece normas para as eleições - a fim de permitir a veiculação de pesquisas eleitorais somente até quinze dias antes das eleições.

O autor da proposta, deputado Ricardo Barros (PP-PR), entende que essas pesquisas podem influenciar o voto do eleitor e acabam prejudicando políticos e partidos, que às vésperas do pleito não conseguem verificar os dados e métodos utilizados nas pesquisas.

Na justificativa da proposta, Barros cita as cidades de Maringá, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, no Paraná, e também de Manaus, no Amazonas, que durante as eleições municipais de 2012 viram o Ibope errar grosseiramente a previsão dos resultados finais para prefeito. No caso de Maringá, o resultado da eleição foi exatamente o oposto do que previa a pesquisa.

Para o parlamentar, o eleitor não pode receber informações tão desconexas da realidade por meio de veículos de comunicação de alto poder de propagação. "Isso acaba interferindo diretamente não só no resultado, mas também no desenvolvimento da democracia", afima. O deputado argumenta que o eleitor deve confiar no processo eleitoral como um todo, inclusive nos institutos de pesquisa e na imprensa.

Informações: Agência Câmara de Notícias e íntegra do o Projeto de Lei nº 2/15.