Câmara dos Deputados aprova texto-base da regulamentação dos direitos dos domésticos

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 13 de março de 2015

Propostas de alterações no texto serão votadas na próxima semana.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na última quinta-feira (12), o Projeto de Lei Complementar nº 302/13, que regulamenta os direitos e deveres do empregado doméstico, concedidos pela Emenda Constitucional nº 72, como seguro-desemprego, conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de horas extras, adicional noturno e seguro contra acidente de trabalho.

Aprovado na forma de uma emenda substitutiva da deputada Benedita da Silva (PT/RJ), o texto terá seus destaques analisados na próxima terça-feira (17). O projeto considera empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua em residências por mais de dois dias na semana. A carga de trabalho é fixada em 44 horas semanais e 8 horas diárias.

A redação aprovada acolhe a Convenção 182/99 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e proíbe o trabalho doméstico de menor de 18 anos.

Um dos pontos que deverá ser discutido por meio dos destaques é a alíquota da contribuição patronal. O texto da deputada Benedita da Silva mantém a contribuição patronal em 12% do salário, mas há destaque para retornar a 8%, conforme a versão da comissão mista de regulamentação constitucional.

O texto aprovado na Câmara prevê a criação do Simples Doméstico, que será acessado pela internet e, por meio dele, deverão ser prestadas todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais necessárias à apuração dos encargos.

Informações: Agência Câmara de Notícias e íntegra do Projeto de Lei Complementar nº 302/13.