Legislativo aprova criação de cargo de jornalista na Câmara

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 17 de março de 2015

Carga horária será de 40 horas semanais.

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 4.726/15, de autoria da Mesa, que cria um emprego público de jornalista junto ao Quadro de Pessoal da Câmara, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (16).

De acordo com a proposta, a carga horária será de 40 horas semanais, remunerado pelo Padrão "08", sendo exigido para o acesso nível superior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, reconhecidos pelo MEC, e registro de Jornalista Profissional definitivo no Ministério do Trabalho e Emprego.

O texto prevê que será de competência do jornalista as seguintes atribuições: Elaborar artigos, comentários, noticiários e editoriais divulgando fatos do Legislativo que sejam de interesse público; Elaborar e divulgar releases para a imprensa (jornal, rádio, TV, internet e outros); Produzir material para o site e redes sociais da Câmara, mantendo-os sempre atualizados; Acompanhar as notícias relativas às atividades do Legislativo, divulgadas pela imprensa; Executar gravações em vídeo e áudio, coleta de dados e cobertura fotográfica de eventos de natureza ou de interesse institucional; entre outros.

Segundo a Mesa Diretora, composta pelos vereadores Antonio Dejair da Silva (presidente), Ideval Rogério Cardoso (vice-presidente), Celso Andrade Junior (1º secretário) e Celso Belentani (2º secretário), o projeto tem por especial finalidade criar emprego público de Jornalista do Poder Legislativo para atender as atividades rotineiras do órgão.