Vereador Celso Belentani concede Diploma "Construtor do Bem" à Santa Casa de Novo Horizonte

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 18 de março de 2015

Vereador salienta que há 80 anos a instituição está de portas abertas a todos os usuários.

O Plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária da última segunda-feira (16), o Projeto de Decreto Legislativo nº 343/15, de autoria do vereador Celso Belentani, que concede Diploma "Construtor do Bem" à Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte.

Na justificativa, o vereador conta que a Santa Casa de Novo Horizonte era conhecida como Hospital São José na ocasião de sua fundação, em junho de 1934. Surgiu como uma entidade filantrópica, com foco principal na prestação de assistência médico-hospitalar às pessoas enfermas e acidentadas, assistência social aos desvalidos e ainda, como parceira, na área educacional de saúde.

Segundo Celso, em agosto de 1954, "durante um missa solene campal realizada pelo ilustre Reverendíssimo Alfredo Reith, foi inaugurada a tão sonhada Maternidade Nossa Senhora Aparecida, cuja pedra fundamental havia sido lançada em 1949".

O evento contou com a participação de todas as autoridades civis e eclesiásticas, além do Governador do Estado. Para o vereador, "tudo isso graças à população e aos diretores da época: Provedor, Dr. Euclydes Cardoso Castilho; Vice-Provedor, Calil Nicolau Eid; 1º Secretário, Vicente Soares; 2º Secretário, Paulino Luciante; 1º Tesoureiro, Armando Alves Costa; 2º Tesoureiro, João Marques Carvalho; Procurador, Dr. José D’Andrea; e Diretor Clínico, Dr. João Dorival Cardoso".

A atual diretoria da Santa Casa é composta pelos seguintes membros:

- Provedor de Honra: Roberto de Biasi
- Provedor/Presidente: Walter Roberto Garcia Iglesias
- 1º Vice-Presidente: Fuad Salomão Jacob
- 2º Vice-Presidente: Marcos Fonseca
- 3º Vice-Presidente: Dirceu João Borali
- 4º Vice- Presidente: Jéthero Sérgio Rodrigues
- 5º Vice-Presidente: Iara Maria Cardoso Machado
- Procuradora: Maria Lúcia Zacchi
- Conselho Fiscal – Efetivos: Damásio Melhado, João Antonio  Quessada Fracasso, Osvaldo Bueno de Camargo, Paulo Cesar Dalto e Domingos Bahu Neto.
- Secretário Geral: Ofir Carvalho Silva Júnior
- 1º Secretário: José Augusto Comparetti
- 2º Secretário: Julieta Maria Cardoso Yago
- Tesoureiro Geral: Reynaldo Pereira de Carvalho
- 1º Tesoureiro: Dário Aparecido Oliveira
- 2º Tesoureiro: Vitório Everaldo Sardela
- Suplentes do Conselho Fiscal: Ariovaldo Rodrigues da Costa, Devanir Bonamin, Sérgio Rubens Milani, Ailton Delboni e José Albano Milano Garcia.

"Tenho a honra de conceder o Diploma Construtor do Bem à Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte, que há oitenta anos está de portas abertas a todos os usuários, lutando bravamente em prol da saúde da população novo-horizontina", finaliza o vereador.