Senado aprova, em 2º turno, fim das coligações em eleições proporcionais

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 25 de março de 2015

Proposta segue para a Câmara dos Deputados.

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 40/11, do ex-senador José Sarney (PMDB/AP), que prevê o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais, em que são eleitos os deputados federais, estaduais e distritais e os vereadores.

A PEC havia sido aprovada em primeiro turno há duas semanas e faz parte de um grupo de matérias relacionadas à reforma política que estão sendo debatidas pelo Congresso. Foram 62 votos a favor e apenas três contrários, além de uma abstenção. A matéria será analisada ainda pela Câmara dos Deputados.

Pela proposta, somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias – para senador, prefeito, governador e presidente da República. Fica assim proibida a coligação nas eleições proporcionais.

Informações: Agência Senado e íntegra da PEC nº 40/11.