Rua Olivia de Lucca Freitas: homenagem do vereador Antonio dos Santos

Publicado por: Brunara Ascencio - Assessora de Comunicação

Publicado em: 09 de outubro de 2014

Segundo o vereador, Dona Olivia, como todos a chamavam, era muita querida pela sua generosidade, simplicidade e humildade com seus clientes e funcionários.

O Projeto de Lei nº 4.629/14, de autoria do vereador Antonio dos Santos, com requerimento de urgência especial, que denomina Olivia de Lucca Freitas a via pública municipal denominada Rua 03, do Loteamento Viva Mais Novo Horizonte, foi aprovado em sessão ordinária desta segunda-feira, 6/10.

Olivia de Lucca Freitas nasceu em Guariroba-SP e é filha de Vicente de Lucca e Izabel Fuschi. Casou com o José Albino de Freitas, na cidade de Itápolis, e residiu em Ibitinga e Itápolis e depois foi para São Paulo, onde trabalhou em uma indústria têxtil.

O casal teve cinco filhos: dois falecidos recém-nascidos, uma falecida aos dois anos e um falecido aos 11 anos, vítima de acidente em São Paulo. Após esses tristes acontecimentos, em 1957, veio com seu esposo para Novo Horizonte, terra natal do Albino, e em 1958 nasceu o filho Worner Benedito Albino de Freitas.

Ainda em 1958, abriu com seu esposo um comércio no ramo de calçados, cujo nome era Sapataria Nova, localizada defronte ao antigo Mercado Municipal, na Rua Trajano Machado. Em 1973 ampliou sua loja mudando para o prédio na mesma rua, no número 774, e esta recebeu o nome de A Vantajosa, que passou também a comercializar artigos esportivos.

"Dona Olivia, como todos a chamavam, era muita querida pela sua generosidade, simplicidade e humildade com seus clientes e funcionários", ressalta o vereador. "No ano de 1970, Dona Olivia e o Sr. Albino trouxeram para morar em sua casa, localizada nos fundos da loja, um de seus funcionários que tinha 11 anos e vivia uma situação muito difícil, que é este Vereador, conhecido como Tonho Preto, e lá permaneceu morando e sendo muito bem acolhido até se casar".

Olivia trabalhou no comércio até 1982, quando se aposentou e foi residir na Vila Bauman. Faleceu no dia 5 de Abril de 2010 aos 89 anos.

O vereador conclui dizendo que "Hoje temos a oportunidade de eternizar o nome da Sra. Olivia de Lucca Freitas, pessoa que prestou relevantes serviços à população novo-horizontina, colaborando para o desenvolvimento do comércio e engrandecimento deste município, denominando 'Olivia de Lucca Freitas' a via pública do Loteamento Viva Mais Novo Horizonte".