Lei Orçamentária de 2015 é sancionada com dois vetos

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 22 de abril de 2015

LDO estabelece diretrizes e metas para a elaboração do Orçamento do ano seguinte.

O Orçamento da União para 2015 (Lei nº 13.115/15), aprovado em março pelo Congresso, foi publicado na edição desta quarta-feira (22), do Diário Oficial da União. O texto havia sido sancionado pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (20).

A presidente fez apenas dois vetos. Um deles é relativo a uma tabela com vagas abertas no Banco Central e na Receita Federal. O outro trata de coeficientes de repasse do Orçamento para auxílio financeiro a estados, municípios e Distrito Federal em ação de fomento a exportações.

Partidos

A presidente não se opôs ao aumento de recursos para os partidos políticos. Durante a tramitação do projeto orçamentário, os parlamentares aumentaram as verbas repassadas pela União às legendas de R$ 289 milhões para R$ 867,5 milhões.

A chefe do Executivo também manteve o bloqueio de verbas para duas obras flagradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com indícios de irregularidades graves. Estão bloqueados recursos para a construção da Vila Olímpica em Parnaíba (PI) e trabalhos de controle de inundações, urbanização e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, na Baixada Fluminense (RJ).

Contingenciamento

Nas próximas semanas, o governo deve informar, no decreto de programação orçamentária, o valor a ser contingenciado, necessário para atingir a meta de superávit primário, que é a economia para pagar juros da dívida pública.

Informações: Agência Senado e íntegra da lei nº 13.115/15.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!