Vereador Dejair sugere que Executivo crie Museu Histórico no município

Publicado por: Brunara Ascencio - Assessora de Comunicação

Publicado em: 22 de outubro de 2014

Intuito é desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural.

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 20/10, o vereador Antonio Dejair da Silva apresentou a Indicação nº 15/14, ao prefeito municipal, sugerindo que faça um Projeto de Lei que crie o Museu Histórico do Município de Novo Horizonte.

Anexo à Indicação o vereador encaminhou um Anteprojeto de Lei. Na justificativa, Dejair explicou que o "Projeto de Lei tem como intuito desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população".

O vereador afirmou que "com a criação de um museu em nosso município, poderíamos retratar e preservar os objetos históricos e artísticos, documentos e a história de Novo Horizonte, compondo assim um acervo cultural significativo para a população, resguardando desta forma a história e a cultura existente neste, e proporcionando às novas gerações os testemunhos materiais da vida dos povos antecessores".

Dejair observou que "para os idosos seria importante relembrar com saudade e satisfação de fatos e passagens que marcaram a evolução de nossa cidade, já os jovens poderiam fazer pesquisa, valorizando e conhecendo o passado, suas histórias e seus costumes".

O vereador ressaltou que "a criação de um museu está embasada no artigo 23 da Constituição Federal. 'A normativa diz que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios protegerem os documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos'".

Para finalizar, Dejair sugeriu que o Centro Cultural "Gino de Biasi" seja a sede do Museu Histórico do Município de Novo Horizonte.