Celso Belentani concede Medalha "28 de Outubro" a Fabiano Aparecido de Toledo
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Publicado em: 05 de agosto de 2015
Fabiano é atleta da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, Tetra Campeão e detentor dos recordes brasileiro nas provas de 100 e 50 metros nado peito.
O Plenário da Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Decreto Legislativo nº 350/15, de autoria do vereador Celso Belentani, que concede Medalha "28 De Outubro" a Fabiano Aparecido de Toledo.
Na justificativa da matéria, o vereador explicou que Fabiano, chamado pelos amigos de Binho, desde criança foi morador do bairro Jardim Santa Clara, onde começou a gostar de esporte, principalmente do futebol, quando iniciou seus jogos na quadra da Escola Estadual Pedro Teixeira de Queiroz (PTQ).
"Seu maior sonho era ser jogador profissional e tinha potencial para isso. Em busca desse sonho, partiu para o gramado do Estádio Municipal Josué Quirino de Moraes (Quirinão) sob a orientação do professor José Lanterna e logo mais tarde se formou atleta nas categorias de base do Grêmio Esportivo Novo-Horizontino, com o professor Douglas Juliani", salientou.
Contudo, no dia 30 de Agosto de 1999, aos 19 anos, Fabiano sofreu um acidente de moto que o deixou paraplégico. "Os dias foram passando e com muito esforço, dedicação e lágrimas Fabiano foi deixando as dificuldades e vencendo as barreiras física e mental. Seus amigos e familiares sempre estavam por perto para apoiá-lo e ajudar em tudo que fosse necessário", ressaltou o vereador.
Fabiano ficou três anos na cadeira de rodas e com o progresso passou a utilizar muletas, o início de sua independência. Continuou sem desistir de seu tratamento fisioterápico e hidroterápico que ao longo do tempo o ajudaram a progredir para a bicicleta, o que o tornou totalmente independente.
Segundo Celso, Fabiano nunca se esqueceu de toda ajuda recebida, o que foi primordial para que a evolução de seu quadro acontecesse. "Uma dessas ajudas partiu da empresa Usina São José da Estiva e do então Prefeito Municipal, Same Calil Nicolau Eid, que o levou para o Hospital Sara Kubitscheck em Brasília, onde permaneceu um mês e muito aprendeu para sua independência, e depois para o Hospital Santa Matilde em São Miguel/SP", afirmou.
Binho passou um tempo desanimado, mas com o incentivo do amigo Tiago, dos professores Fabiano Quirino, Alexandro Quirino e João Antônio, começou a praticar natação na Academia Fitness, ganhando uma bolsa da Usina Santa Isabel, onde aprendeu a nadar e conseguiu vencer suas limitações.
Fabiano recebeu o Diploma Esportista do Ano, concedido pela Câmara Municipal no ano de 2008, pois desde aquela época se destacava nas competições de que participava, conquistando marcas e títulos importantes pelo país afora.
Atualmente, Fabiano é atleta da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, Tetra Campeão e detentor dos recordes brasileiro nas provas de 100 e 50 metros nado peito, levando sempre o nome de Novo Horizonte para todo o Brasil e para o Mundo. Ele irá representar o Brasil nas seguintes competições: Mundial de Natação de Glasgow, na Escócia, e V Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá.
Segundo o vereador, um dos principais objetivos de Fabiano é as Paralimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. "Fabiano agradece principalmente a Deus pela força da superação, à sua mãe, que dedicou sua vida para que hoje pudesse ser a pessoa que é, e aos amigos e familiares pelo incentivo", afirmou.
"Hoje seu grande orgulho são suas filhas Ana Elisa, de 07 anos, e Ana Livia de 4 anos, que nasceram de sua feliz união com Patrícia Correia Lotério, na Igreja do Evangelho Quadrangular de Novo Horizonte, a quem serve", ressaltou o vereador.
Celso finalizou: "O paratleta Fabiano nos mostra uma lição de superação e amor à vida e muito orgulha a todos que tem o privilégio de conhecê-lo. Diante da alegria que tem proporcionado ao Brasil, especialmente à população novo-horizontina e por representar de forma magnífica a cidade de Novo Horizonte, este Vereador reconhece o seu talento e dedicação ao esporte, concedendo-lhe a Medalha 28 de Outubro."
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara