Cido Canato concede Diploma "Jovem Destaque" a Otávio Borges de Moraes
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Publicado em: 05 de agosto de 2015
Otávio cursa Medicina na Faculdade de Medicina de Barretos.
O Plenário da Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Decreto Legislativo nº 351/15, de autoria do vereador Aparecido José Canato, que concede Diploma "Jovem Destaque" a Otávio Borges de Moraes.
Na justificativa da proposta, o vereador explicou que o jovem Otávio, natural de Novo Horizonte, é filho da Psicóloga Jussara Borges de Moraes e do Engenheiro Frank Meira Juviniano, e tem dois irmãos: Henrique e Patrícia.
Segundo o vereador, Otávio desde pequeno se interessava por esportes e estudou na escola Pinguinho de Gente até ter que se mudar com a família para Curitiba. Com o passar do tempo começou a se acostumar com a rotina e a vida de uma cidade nova, mas a adaptação não foi muito complicada, pois era comunicativo e facilmente fazia novas amizades.
Os anos foram se passando e quando o garoto tinha aproximadamente oito anos sua família decidiu voltar para Novo Horizonte, quando teve que se readaptar a cidade novamente, foi estudar no Colégio Anglo Santa Rita, e treinar futebol na Quadra Coberta.
"Quando estava na quinta série recebeu uma feliz oportunidade dos seus pais, que, falaram-lhe que caso aprendesse um novo idioma, no futuro teria a oportunidade de fazer um intercâmbio, o que o impulsionou na busca da fluência na língua inglesa, e, em cerca de dois anos e meio já conseguia se comunicar de forma plena com um estrangeiro", salientou o vereador.
Seu irmão Henrique também estudou o idioma e com 16 anos foi morar no Texas, Otávio foi visitá-lo durante o programa de intercâmbio, o que o ajudou a decidir o que queria da sua vida; pois os EUA não o encantou muito e isso fez com que desejasse aprender um novo idioma.
Quando tinha 13 anos, em uma aula de história com o professor Ademir do Colégio Santa Rita, se interessou pela Europa. Buscando conhecer esta cultura tão antiga, se instigou com o alemão, quando começou a fazer aulas com a Professora Evelise, uma Nutricionista que havia morado na Alemanha e aprendera o idioma. Ela lhe falava sobre a experiência de ter vivido lá, e, a cada conversa, se encantava mais pela cultura da Alemanha.
"Após um ano e pouco de aula de alemão, fez a prova de fluência solicitada pela agência de intercâmbio e conseguiu nota suficiente tanto no alemão quanto no inglês, o que o deixou muito feliz. Dois meses após a prova estava embarcando para a Alemanha e se despedindo novamente dos seus amigos e familiares", ressaltou o vereador.
Cido Canato contou que o intercâmbio, para Otávio, foi uma experiência maravilhosa. "Ele foi bem recebido na escola, pela sua nova família: um pai alemão Ralph Meyers, uma mãe chilena Maria Angélica Munoz e seu irmão Daniel Fischer, que o ajudaram muito e depois de quatro meses estava fluente no idioma", afirmou.
O jovem decidiu dar início há um novo desafio, ser fluente no espanhol, pois viu nos idiomas uma forma de se enriquecer culturalmente. "Praticou e estudou diariamente com a sua mãe do intercâmbio, com quem falava apenas em espanhol, fazendo com que em apenas oito meses se tornasse fluente em um idioma praticamente desconhecido por ele", pontuou o vereador.
No intercâmbio, além de almoços beneficentes, ajudou seu pai do intercâmbio com seu hobby, os carros antigos, onde passou muitos fins de semana trabalhando na manutenção de ''old timers'', fora isto jogou pelo time de basquete e de futebol, representando a cidade de Dorsten, onde morou. Jogou também pelo time de vôlei da escola, onde estudou por um ano e se formou.
"Seu intercâmbio fora cheio de aprendizados e momentos especiais, viajou muito e em pouco tempo conheceu culturas distintas. O momento mais especial fora a sua formatura, na qual esteve presente sua mãe brasileira Jussara Borges de Moraes, que fora lhe visitar. Foi extremamente emocionante, pois foi homenageado pelos discentes e pelos colegas, que lhe solicitaram para fazer uma declaração", salientou Cido Canato.
No dia 30 de Julho o jovem voltou para o Brasil com um único objetivo: entrar na universidade de medicina. Formou-se no ensino médio e prestou os vestibulares. O resultado desejado não ocorreu de imediato, então, partiu para um cursinho buscando seu sonho.
"Iniciou seus estudos em Natal, pois seu irmão estuda na Universidade Federal de Natal (UFRN). Após seis meses de estadia em Natal, voltou para Novo Horizonte, e, em seguida, Otávio foi morar em São José do Rio Preto para estudar. Manteve sua rotina de estudos e conheceu pessoas maravilhosas, que o apoiaram muito, e após um ano de estudos, noites em claro e fins de semana em casa estudando, foi aprovado na Faculdade de Medicina de Barretos", ressaltou o vereador.
Otávio iniciou o curso em janeiro de 2015, segundo Cido Canato, está "completamente apaixonado por ele". O jovem e representante de turma, membro da Liga de Atividades Lúdicas (Doutores da Alegria) e em maio deste ano junto com a Casa de Apoio de Novo Horizonte doou hemácias para o hemocentro de Barretos. "Esta experiência o animou muito e desde então está organizando com um grupo de alunos um dia para colegas de faculdade doarem sangue", finalizou o vereador.
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara