Senado aprova recondução de Rodrigo Janot à Procuradoria-Geral da República

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 27 de agosto de 2015

Foram 59 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção.

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (26), a recondução do procurador-geral da República Rodrigo Janot ao cargo, por 59 votos favoráveis, 12 contrários e uma abstenção. 

Candidato mais votado na lista tríplice do Ministério Público Federal, Janot foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para permanecer por mais dois anos à frente da PGR. Para que o procurador fosse reconduzido, ele precisava de, no mínimo, 41 votos favoráveis, dos 81 possíveis.

Momentos antes da votação em Plenário, Janot tinha sido aprovado também pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, com 26 votos favoráveis e um contrário. Antes de ser aprovado pela comissão, o procurador-geral passou por sabatina que durou mais de dez horas. Ele foi sabatinado por 30 senadores, mais do que o número total de titulares da comissão, que é de 27 parlamentares.

No comando do Ministério Público Federal, Janot é responsável por conduzir as investigações sobre políticos na Operação Lava Jato. Na última semana, ele apresentou ao Supremo Tribunal Federal de políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras.

Informações: Agência Brasil e Agência Senado.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!