Câmara dos Deputados aprova criação de sociedade para avalizar empréstimo de microempresas

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 27 de agosto de 2015

A matéria foi aprovada unanimemente, com 445 votos, e será enviada ao Senado.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), o Projeto de Lei Complementar nº 106/11, do deputado Esperidião Amin (PP/SC), que autoriza a constituição de sociedade de garantia solidária (SGS) para as microempresas com a finalidade exclusiva de conceder garantia a seus sócios participantes em empréstimos. A matéria foi aprovada unanimemente, com 445 votos, e será enviada ao Senado.

O texto aprovado é uma emenda substitutiva que inclui novo capítulo no Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/06). Esse capítulo prevê a constituição de SGS sob a forma de sociedade por ações para a concessão de garantia a seus sócios participantes.

Os sócios participantes serão, preferencialmente, microempresas e empresas de pequeno porte. Cada uma dessas sociedades terá um número mínimo de dez participantes, com um máximo individual de 10% do capital social.

Também poderão fazer parte pessoas físicas ou jurídicas como sócios investidores com o objetivo exclusivo de obter rendimentos. Sua participação, entretanto, não poderá passar de 49% do capital social.

Esse novo tipo de sociedade poderá integrar o Sistema Financeiro Nacional e terá sua constituição, organização e funcionamento disciplinados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). As novas regras entrarão em vigor 180 dias após a transformação do projeto em lei.

Informações: Agência Câmara de Notícias e íntegra do Projeto de Lei Complementar nº 106/11.