Plebiscito sobre convocação de constituinte para reforma política está em análise no Congresso

Publicado por: Brunara Ascencio - Assessora de Comunicação

Publicado em: 31 de outubro de 2014

Se aprovado, a população deverá decidir se quer uma constituinte para discutir o assunto ou se acha que o próprio Congresso pode fazer a reforma.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Decreto Legislativo nº 1.508/14, de autoria do deputado Renato Simões e assinado também pela deputada Luiza Erundina, que dispõe sobre a possibilidade do país realizar um plebiscito para que a população decida sobre a convocação ou não de uma assembleia nacional constituinte exclusiva para a reforma política.

Se o plebiscito for aprovado pela Câmara e pelo Senado, a população irá às urnas responder à seguinte pergunta: "Você é a favor de uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político?".

A data da consulta será definida pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE, mas, de acordo com o projeto, deverá ocorrer em até dois anos depois da publicação do decreto.

Segundo a proposta, se a maioria da população responder "sim" à pergunta, a assembleia deverá ser instalada pelo Congresso em até dois anos a contar da homologação do resultado do plebiscito pelo TSE.

O projeto prevê também tempo no rádio e na televisão para os partidos políticos esclarecem a população sobre seu posicionamento quanto ao plebiscito. Os recursos para a realização da consulta serão alocados pela União no orçamento do TSE.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões técnicas da Câmara e também pelo Plenário. Se aprovado pela Câmara e pelo Senado, o texto será promulgado, sem a necessidade de sanção presidencial.