Vereador Cido Canato concede título de cidadão benemérito a Euclides Sígoli Júnior
Publicado por: Brunara Ascencio - Assessora de Comunicação
Publicado em: 05 de novembro de 2014
Homenageado é autor do projeto cultural "Piano em Concerto" realizado em parceria com entidades filantrópicas de Novo Horizonte.
Em sessão ordinária do Legislativo realizada nesta segunda-feira, 3/11, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 332/14, de autoria do vereador Aparecido José Canato, que concede o título de "Cidadão Benemérito de Novo Horizonte" ao Dr. Euclides Sígoli Júnior, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Euclides é natural de Novo Horizonte, filho de Euclides Sígoli e Teresa Pinheiro Sígoli, irmão de Eliara Sígoli Martins e Eveline Sígoli Manfrim. Sua irmã mais velha, Eliara, estudou piano clássico e depois de formada repassou o que aprendeu a ele, o que intensificou seu interesse pelo instrumento.
Durante dois anos o homenageado fez um curso com o maestro César Pelegatti, que trabalhou pela interiorização da música no Estado e estava semanalmente em Novo Horizonte, o que deu ao Euclides a oportunidade de praticar e aprofundar os conhecimentos de teoria musical, aprender composição, harmonia e contraponto.
Euclides é formado em Direito na USP, Largo São Francisco, em 2002. Contudo, enquanto estudava, manteve a forte ligação com a música, tocando em bandas, em orquestra de câmara e fazendo trabalhos em estúdio. Ele iniciou a carreira de advogado na Caixa Econômica Federal e em 2006 foi aprovado no concurso para a Procuradoria da Fazenda Nacional, ingressando no ano seguinte na instituição.
O vereador conta que em 2009 Euclides iniciou o projeto Piano em Concerto, em parceria com entidades filantrópicas de Novo Horizonte. A ideia era promover concertos anuais para divulgar a cultura e levantar fundos para os projetos sociais desenvolvidos por essas entidades, como creches e outras voltadas ao tratamento de dependentes químicos e pacientes de câncer. O projeto hoje faz parte do calendário cultural da região.
Para Cido Canato, Euclides desejava algo um pouco diferente de um simples concerto: sonhava em mudar o formato convencional das apresentações instrumentais que era a distância entre os músicos e o público e criou uma comunicação com a plateia. Uma conversa musical, falando antes de cada música, um pouco da história da composição, do autor da obra, tentando sempre adotar uma abordagem descontraída e leve.
Nesses cinco anos, Euclides Sígoli Júnior também vem fazendo uma série de concertos em Goiânia, cidade onde mora e trabalha, porém seu público é primordialmente da área jurídica, como em solenidades de aberturas de congressos e outros eventos.
Como recompensa, para Cido Canato, Euclides "tem a receptividade do público e a reação especial de algumas pessoas, como em um dos concertos que um convidado o procurou para dizer que tinha sido a primeira vez, depois de meses, que via sua esposa sorrir e se emocionar após a morte da filha, que tivera câncer. São manifestações como essas que o levam a crer que fez a opção certa ao conciliar a profissão com a paixão pelo piano".
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara