Rua Floripes Castilho Fonseca Falco: homenagem do vereador Nelsinho Luiz

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 06 de outubro de 2015

Homenageada era casada com Antônio Falco.

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 4.835/15, do vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), com requerimento de urgência especial, que denomina "Floripes Castilho Fonseca Falco" a via pública municipal rua 1, constante do loteamento Residencial Izaltina Maria Ribeiro Roncoletta.

Na justificativa da proposta, o vereador explicou que Floripes Castilho Fonseca Falco nasceu em 22 de outubro de 1922, em Novo Horizonte. "Filha de Floripes Castilho Fonseca e de José dos Santos Fonseca, um dos fundadores do município, o qual deu o nome de Novo Horizonte a esta terra querida, e primeiro presidente da Câmara Municipal de Novo Horizonte, era a caçula de catorze filhos", afirmou.

Em 1942, a homenageda casou-se Antônio Falco, deste matrimônio nasceram os filhos: Marlyse Aparecida Fonseca Falco, Marlene Aparecida Fonseca Falco, Marilda Aparecida Fonseca Falco e Antônio Falco Júnior.

Segundo Nelsinho, Floripes junto com o marido Antônio se dedicavam ao ramo hoteleiro e, aos poucos, o casal foi adquirindo dos familiares as partes e totalizando a compra do São Paulo Hotel, por onde trabalharam 40 anos e "fizeram deste local um segundo lar para os viajantes que aqui pernoitavam ou que tornavam-se moradores do hotel entre tantos professores, médicos, juízes, bancários, delegados e promotores".

O vereador ressaltou que a homenageada era "uma mulher batalhadora de muita fibra e de um coração extremamente generoso. Preocupava-se com seus familiares, trazia sobrinhos para estudarem na cidade e os tinha como filhos além de procurar ajudar os irmãos solteiros e dar a eles toda assistência mesmo sendo a caçula de uma prole tão grande".

Nelsinho contou, também, que Floripes e o marido faziam doações generosas a entidades carentes de Novo Horizonte doando café, laranjas, arroz e feijão de vosso sítio.

"Por diversos anos os jogadores do Corinthians que eram trazidos pelo jogador Tião o qual costumava passar Natal com a família Falco, realizavam jogo beneficente. Floripes não media esforços para vender os ingressos, pois a renda era revertida em benefício do Instituto Pinheiro Machado e Lar São Vicente de Paula, oferecendo depois em seu sítio sempre um churrasco aos jogadores", lembrou o vereador.

De acordo com Nelsinho, Floripes teve a "felicidade de conhecer os netos Renan e Aline que eram sua paixão, pois sempre foi uma alma repleta de amor para doar aos familiares e aos necessitados".

Para o vereador, a homenageada soube honrar seu nome e sua vida foi sempre uma sucessão de vitórias em prol do bem ao próximo. "Ela faleceu em 6 de outubro de 1995 deixando um enorme vazio e uma imensa saudade nos corações de todos que a conheceram", finalizou Nelsinho.