Rua Pastor Nelson Aparecido Rosa: homenagem do vereador Celso Andrade Junior

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 06 de outubro de 2015

Para Celso, o homenageado "não deixou dúvidas quanto a sua competência e seriedade, pois em toda sua vida prestou serviço sendo um Servo de Deus.

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 4.838/15, do vereador Celso Andrade Junior, com requerimento de urgência especial, que denomina "Pastor Nelson Aparecido Rosa" a via pública municipal avenida 2, constante do loteamento Residencial Izaltina Maria Ribeiro Roncoletta.

Na justificativa da proposta, o vereador explicou que o Pastor Nelson Aparecido Rosa nasceu na Fazenda do Sr. Lázaro Lopes, nas imediações do Rio Tiete, no dia 25 de fevereiro de 1941, filho do Sr. Anísio Rosa e Emiliana de Jesus Rosa. 

Segundo Celso, o homenageado era filho mais velho de uma família com seis irmãos: Neuza, Vera, Creuza, Cleide, Claudete e Carlos. "Foi criado na cidade de Ibitinga onde trabalhou com a Família Haddad, sendo criado na propriedade da mesma. Nelson Rosa foi cantor carnavalesco, Presidente de Escola de Samba, mas ainda menino envolveu-se no vício do alcoolismo, se tornado alcoólatra crônico", afirmou.

Com 19 anos, de acordo com o vereador, Nelson casou-se com a jovem Cleudomira Espiridião (conhecida como Irmã Cida), no dia 26 de novembro de 1960 e desta união nasceram os filhos: Lucelene, Isabel, Nelson, Débora, Eonice, Paulo, Mirian, Silas, Abner e Josiana.  

O homenageado, aos 26 anos se converteu ao Protestantismo na Igreja Assembleia de Deus em Ibitinga, através do Pastor Ângelo Chiquesi, conseguindo assim se libertar do vício do alcoolismo. Foi galgando os cargos na Igreja, sendo Líder de Jovem, Diácono, Presbítero, Evangelista e Pastor. 

No ano de 1972, contou Celso, o homenageado mudou-se para Novo Horizonte onde veio para cuidar da Igreja Assembleia de Deus, assumindo uma pequena Igreja com aproximadamente 50 pessoas. "Deu suporte para a obra social da Igreja que era dirigida pelas Irmãs da Igreja. Esta entidade muito contribuiu para a ajuda de pessoas carentes, independentes de credo religioso", salientou. 

"Após 37 anos de Ministério Religioso em Novo Horizonte, a pequena Igreja se tornou uma Catedral com capacidade para 1400 pessoas sentadas. Esse templo possui salas de aulas, equipadas com televisão, computador; cozinha piloto com equipamento industrial capacitada para servir refeições para mais de 500 pessoas", salientou o vereador.

De acordo com Celso, um novo Templo Religioso foi construído no Jardim São Vicente de Paulo e atualmente é dirigido pelo Pastor Valdomiro Sanches Gomes. Nas cidades de Borborema, Sales, Vila Orestina, Irapuã, Mendonça, foram construídos Templos com Casas Pastorais. Todos esses Templos teve como Presidente o Pastor Nelson Aparecido Rosa.

Para Celso, o Pastor Nelson "não deixou dúvidas quanto a sua competência e seriedade, pois em toda sua vida prestou serviço sendo um Servo de Deus. Foi Vereador na legislatura de 1989 à 1992 e durante seu mandato muito fez por nosso Município".

O vereador finalizou: "Cabe relevar que o presente Projeto Lei tem a honra de homenagear o ilustre Pastor Nelson Aparecido Rosa, que sempre se empenhou e contribuiu para o progresso de nosso município, e sempre se preocupou com o lado social e espiritual de sua comunidade. Foi uma pessoa extremamente dinâmica, atuante, batalhadora e incansável, atributos que lhe eram inerentes. Faleceu em 5 de fevereiro de 2015, deixando um enorme vazio e uma imensa saudade nos corações de todos que a conheceram."



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!