Escola Professora Nilva Dalbello de Lima: homenagem do vereador Celso Belentani

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 20 de outubro de 2015

Escola municipal de ensino fundamental localizada no Parque Honório Roncoletta e Residencial Izaltina Maria Ribeiro Roncoletta receberá nome da professora.

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (19), o Projeto de Lei nº 4.842/15, de autoria do vereador Celso Belentani, com requerimento de urgência especial, que denomina "Professora Nilva Dalbello de Lima" a escola municipal de ensino fundamental localizada no Parque Honório Roncoletta e Residencial Izaltina Maria Ribeiro Roncoletta.

Na justificativa da proposta, o vereador explicou que Nilva Dalbello de Lima, filha de Sigifredo Dalbello e de Isolina Biffi Dalbello, nasceu no dia 7 de setembro de 1944, em Novo Horizonte. A homenageada casou-se em 5 de setembro de 1970 com Francisco Lourenço de Lima e tiveram os filhos Marcos e Cristina.

Em 1974, segundo Celso, Nilva, já formada como professora, obteve aprovação no Curso Colegial de Formação de Professores Primários, ministrado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A homenageada exerceu o magistério como professora substituta e assim permaneceu até 1981, quando foi efetivada na carreira, tomando posse na cidade de São Bernardo do Campo, SP.

Em 1981, Nilva concluiu o Curso de Pedagogia Plena, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva. "Ato contínuo à posse, depois de licença gestante, ministrou sua primeira aula como professora efetiva na EEPSG Prof. Desolina Betti Gregorin, na cidade de Irapuã, SP, em 1982, lá permanecendo por aproximadamente sete anos. Frise-se que, concomitantemente, nesse mesmo período de sete anos, lecionou em escolas da zona rural", afirmou. 

A homenageada, quando retornou a Novo Horizonte por volta de 1989, foi transferida para escola Profª Shirley Camargo Von Zuben, onde deu aula até o ano de 1997. Em 1998, foi transferida para a escola Profª Maria José de Oliveira, onde além do magistério, exerceu o cargo de vice-diretora, vindo a aposentar-se em 2006.

Mesmo aposentada do ensino estadual e querendo permanecer ativa na área da educação de crianças, Nilva prestou alguns concursos municipais e ainda trabalhou na EMEF Manoel Roque, no Vale Formoso, de 2007 a 2008, exercendo as funções de professora e coordenadora de ensino; e na EMEF Prof. José Luís Tomazi, exercendo a função de Diretora, de 2009 até 2012, quando exatamente no dia 15 de outubro de 2012 - Dia do Professor - veio a falecer.

"É de se mencionar que durante toda a sua carreira de professora estadual, teve o seu desempenho reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação, sendo agraciada, por várias vezes, com o Título de 'Professor Nota 10'", salientou o vereador.

Nilva também foi voluntária por aproximadamente dois anos na confecção e entrega de fraldas para idosos, e colaborava na feitura de sopas e entrega para esses mesmos idosos e outros necessitados. Também foi Ministra por durante seis anos na Paróquia São José, desta cidade e Dizimista na Paróquia São Judas Tadeu. 

"Nilva partiu de nosso convívio em 15 de Outubro de 2012, deixando uma história que nunca será apagada da memória de seus familiares e amigos, pois foi íntegra e honesta, um exemplo de esposa e mãe, de luta e trabalho, dedicação e dignidade que muito contribuiu para a grandeza e o progresso educacional deste município", ressaltou Celso. 

O vereador finalizou: "Não posso deixar de salientar que me sinto honrado em eternizar o nome da Professora Nilva Dalbello de Lima, entre nós com a denominação desta Escola, e assim perpetuando seu nome na história de nosso Município, em razão de sua trajetória de vida, pois é uma pessoa que será sempre lembrada pelas virtudes."



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!