José Renato Nalini recebe Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 21 de outubro de 2015

Homenageado é o atual presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A Câmara Municipal de Novo Horizonte realizou, na última segunda-feira (19), sessão solene para entrega do Título de "Cidadão Benemérito de Novo Horizonte" ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Dr. José Renato Nalini.

A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 347/15, de autoria do vereador José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), aprovado por unanimidade em agosto pelo Plenário do Legislativo.


Ao dar início à sessão solene, o presidente da Câmara, vereador Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo) afirmou que o Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte é a expressão máxima de reconhecimento da coletividade novo-horizontina ao desembargador. "Nossa homenagem vai além dos serviços prestados à comunidade, reconhecendo também a sólida formação profissional, coroada com êxito em sua brilhante carreira, em benefício do nosso país", ressaltou.

O vereador Beto de Souza explicou que o homenageado é natural de Jundiaí/SP, filho de Baptista Nalini e Benedicta Barbosa Nalini. Casou-se com Maria Luiza de Freitas Nalini e desta união nasceram os filhos: João Baptista de Freitas Nalini, José Renato de Freitas Nalini, Ana Rosa de Freitas Nalini e Ana Beatriz de Freitas Nalini.

José Renato Nalini formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1971.  Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), em 1991, e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo, em 2000. 

O vereador ressaltou que Nalini ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, mediante novo concurso, ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo em 1976. Exerceu as atribuições de promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba e judicou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo. 

Beto salientou, também, que Nalini foi vice-presidente e presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e Corregedor Geral da Justiça do Estado 2012/2013 e é o atual presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo biênio 2014/2015. 

Eleito imortal da Academia Paulista de Letras em 2003, Nalini foi seu presidente em dois mandatos e também integra inúmeras outras Academias, assim como Conselhos Consultivos de órgãos como a SOS-Mata Atlântica e o Conselho Editorial da Revista da USP. Integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, como representante da sociedade civil, reconduzido pela reitoria para mais um mandato.

Segundo o vereador, Novo Horizonte teve a honra de receber o desembargador em visita oficial no dia 12 de julho de 2013, onde em reunião com autoridades municipais e regionais ficou à disposição para ouvir os interessados, em audiência pública ou em caráter reservado, quanto a temas correcionais que pudessem ensejar providências da Corregedoria Geral.

O vereador finalizou: "Pelo elencado se faz justa e merecida homenagem de outorga de Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte ao desembargador Dr. José Renato Nalini, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população de nosso município".


O vereador Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho) disse que é uma grande satisfação poder homenagear uma pessoa que tanto fez para o Brasil na parte jurídica e com um currículo tão rico.  "Sei da importância que o senhor tem dentro da área jurídica, o quanto se dedica, e a politica precisa de gente como o senhor. E como bom santista, o senhor deve agora dividir um pouquinho da sua torcida com o Grêmio Novorizontino, já que se torna hoje um cidadão benemérito de Novo Horizonte. É com muita satisfação que estamos hoje nessa sessão solene pra homenagear uma pessoa tão importante", salientou.

O vereador Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) enfatizou que Nalini é merecedor não só desta honraria. "O senhor é merecedor da nossa eterna gratidão, respeito e admiração, pela importância e grandeza do trabalho que desenvolve no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em sua dignificante função. Sua conduta, como homem, cidadão, esposo, e pai, é digna de elogios e um exemplo a ser seguido. A entrega deste título é motivo de orgulho pra todos nós", destacou.

O prefeito de Novo Horizonte, Toshio Toyota, contou um pouco da história do município para o homenageado, falou sobre dados referentes à população, à economia, à educação e ao esporte. "Gostaria de dizer que da mesma maneira que o senhor tem um currículo invejável, de extrema qualidade, Novo Horizonte tem alguns aspectos que merecem ser mencionados, como o fato de nossa educação ser a primeira do Estado e a quinta do país, de acordo com o IOEB, e também o orgulho que todos os munícipes têm do Grêmio Novorizontino. Estamos extremamente honrados de tê-lo, a partir de hoje, como cidadão novo-horizontino", salientou.


Nalini agradeceu à Câmara Municipal, em especial ao vereador Beto de Souza, pela outorga do Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte. O desembargador salientou que o Tribunal de Justiça de São Paulo tem 150 anos de empenho na tentativa de realizar a melhor Justiça humana do Estado. 

"Novo Horizonte, desde sua instalação, teve excelentes magistrados que fizeram história na Justiça brasileira. Em épocas terríveis, o Tribunal tentou fazer o possível para o Município. Em 2014 foram destinados um assistente social e quatro novos escreventes técnicos judiciários; a Justiça tem aqui 49 funcionários. No aspecto material, a comarca dispõe hoje de 68 computadores, 16 novas impressoras, 23 aparelhos de ar condicionado, além de ventiladores. Estão em plena execução o projeto de combate a incêndio e a readequação das instalações elétricas, cujo termino está previsto para dezembro deste ano", salientou.

O desembargador disse que fica muito orgulhoso de integrar agora, de coração e por lei, uma cidade em plena expansão e progresso. Ele ainda prometeu que vai haver espaço para o Grêmio Novorizontino em seu coração. "Já costumava dizer que o meu time grande era o Galo da Serra, o Paulista de Jundiaí, e em segundo lugar, o Santos, agora, eu coloco o Novorizontino junto com o Galo da Serra", ressaltou. 

Nalini finalizou: "Já poderia, se conhecesse, cantar o hino da cidade, que fala em estrofes muito bonitas: onde o por do sol é mais belo, tem na alma solidariedade, quem conhece nunca esquece, Novo Horizonte, nossa cidade".


A sessão solene reuniu membros do Legislativo Municipal como o presidente da Câmara, vereador Antonio Dejair da Silva; os vereadores Amilcar Raphe, Antonio dos Santos, Celso Andrade Junior, Celso Belentani, Cleber da Rosa Moreira, Ideval Rogério Cardoso, Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza, Leandro Tadeu Lança e Nelson Luiz Benevenuto.

Também contou com a presença de autoridades Municipais como o prefeito, Toshio Toyota; a vice-prefeita, Elisabete de Lourdes Baleiro Teixeira Inácio; o juiz de Direito da 1ª vara, Dr. Raphael Faraco Neto; o juiz de Direito da 2ª vara, Dr. Eric Douglas Soares Gomes; o 1º promotor de Justiça, Dr. Luiz Fernando Bugiga Rebellato; o delegado seccional de polícia, Dr. Marcos Júlio Cornacchia; o delegado de polícia e coordenador da central de polícia judiciária, Dr. Leonel Aparecido Siqueira; o comandante da 2ª companhia da Polícia Militar, capitão PM Ronaldo Antonio Cheruti Moreto; o comandante da base de bombeiros, 1º sargento PM Erverson Donizete de Freitas; a presidente da OAB, Drª Cristine Sardella. 

Autoridades da região e do Estado também compareceram à solenidade, como o desembargador Cândido Pedro Alem Júnior; o juiz de Direito de Catanduva, Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Freitas, representando o desembargador Dr. Vanderci Álvares; o deputado estadual, Sebastião Santos; o chefe da assessoria militar do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana; o oficial maior do 1º cartório de protestos de São Paulo, Mário Rezende Florence. 

A solenidade, que foi realizada no Centro Cultural Gino de Biasi Filho, também contou com a presença de muitos funcionários da Câmara, da Prefeitura, do Fórum local e munícipes. 



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!