Projeto de escola pública insere jovens na política do município

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 22 de outubro de 2015

Vereadores foram apresentados aos vereadores mirins que irão acompanhá-los no desempenho de suas funções.

Os vereadores Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Antonio dos Santos (representado por Evelise Gomes), Aparecido José Canato (Cidão Canato), Celso Andrade Junior, Fabiano de Mello Belentani, Ivone Magri Ruiz e Nelson Luiz Benevenuto participaram na Escola Profª Shirley Camargo Von Zuben, na última quarta-feira (21), da solenidade de posse do prefeito, vice-prefeita, vereadores, juiz da 1ª vara, juiz da 2ª vara e promotor de Justiça mirins eleitos pelos alunos da escola para participarem de um projeto de inserção dos jovens à política pública do município e seus representantes legais. 


O Projeto

A professora de Sociologia Marize Helena Biazoto, idealizadora da iniciativa, contou que a ideia do projeto veio a partir dos conteúdos relacionados à política, estudados em sua disciplina. "Estudar a política na teoria fica monótono e não atrai muito os alunos. Com o projeto, eles passam a interagir e gostar da política. Nós estudamos na disciplina as três esferas, o Poder Judiciário, o Legislativo e o Executivo, então, nada melhor pros alunos do que aprenderem esse conteúdo vivenciando a prática do trabalho de cada setor", ressaltou.

O projeto tem por objetivo oferecer oportunidades e garantir direitos aos jovens, para que eles possam resgatar a esperança e participar da construção da vida cidadã do município e do Brasil. A proposta ainda visa entender as singularidades e as peculiaridades das juventudes, proporcionando aos jovens o espírito de liderança social e participação da vida política do governo municipal e das organizações da sociedade civil.

Marize está satisfeita com a adesão dos alunos ao projeto e acredita que o resultado final será positivo. "Minha expectativa é que eles gostem de ver de perto o trabalho de cada Poder, que eles repassem a maneira de trabalho de cada setor pros outros alunos da escola, e que desmistifiquem a ideia negativa que as pessoas costumam ter principalmente dos políticos, porque muitos deles realmente trabalham pelo município e pelo país", salientou.

A diretora da escola, professora Silvana Marin do Amaral, destacou que a Diretoria, depois de aprovar o projeto, deu total apoio à professora. "Esse projeto agora faz parte do currículo da escola, é matéria do terceiro ano do Ensino Médio, desta forma, todo ano, quando a professora chegar nesse conteúdo com os alunos, esse projeto irá acontecer", afirmou.

O projeto já passou por algumas etapas como formação de equipes, eleição de prefeito, vice-prefeito, vereadores, juiz 1ª vara, juiz 2ª vara e promotor de Justiça. Na manhã da última quarta-feira, além da solenidade de posse dos alunos eleitos, os vereadores mirins foram apresentados aos vereadores que se propuseram a participar do projeto e que irão acompanhá-los durante um dia, com o objetivo de interagir e aprender com eles sua função dentro da sociedade, suas obrigações e deveres para com os munícipes.
  • Mateus Henrique Arruda França acompanhará o vereador Antonio Dejair da Silva;
  • Marcos Vinicius Costa Pereira acompanhará o vereador José Roberto de Oliveira Souza;
  • Debora Lis da Silva acompanhará o vereador Aparecido José Canato;
  • Ricardo Bueno da Silveira acompanhará o vereador Nelson Luiz Benevenuto;
  • Bruna Tiemy Miyamoto de Oliveira acompanhará o vereador Celso Andrade Junior;
  • Sabrina Frazão Rezende acompanhará o vereador Fabiano de Mello Bellentani;
  • Thais Marcelina Neves Sagiori acompanhará a vereadora Ivone Magri Ruiz;
  • Heber Correia da Silva acompanhará o vereador Antonio dos Santos.

A importância da iniciativa

O presidente da Câmara, vereador Antonio Dejair da Silva, destacou a importância da iniciativa. "Tenho muito orgulho em participar desse projeto, porque a juventude é muito importante para o nosso país. Mesmo que um dia eles descubram que não querem se tornar políticos, eles precisam entender como a política realmente funciona pra poderem exercer seus direitos e deveres como cidadãos. E tenho certeza que nós também vamos aprender muito com eles", enfatizou.

O vereador Celso Andrade Junior disse que ficou muito honrado em poder voltar à escola onde estudou para poder participar do projeto. "Aprendi muito aqui nessa instituição de ensino e agora, participando desta iniciativa, vou aprender ainda mais. Independente do aluno que foi eleito ou não, o importante é você ter um sonho, porque é ele que te motiva a ir pra frente, a trilhar o seu caminho. Com certeza temos hoje nessa escola futuros médicos, advogados, vereadores, prefeitos, e a educação pra formação desses profissionais é a base de tudo", ressaltou.

O vereador Fabiano de Mello Belentani agradeceu o convite e parabenizou a iniciativa da escola. "Fico muito feliz em voltar hoje, pra essa escola, como vereador e advogado, pra participar de um projeto tão importante. Um projeto inédito no município e que partiu de uma escola pública. Nós ficamos felizes em saber que os professores se engajam e tentam realmente inserir os alunos num contexto tão importante na nossa vida, que é a política. Tenho certeza que os alunos vão aprender e nós também vamos aprender muito", salientou.

A filha do vereador Antonio dos Santos, Evelise Gomes, representou o edil no evento. Ela também destacou que estudou na escola Shirley e que a instituição foi muito importante pra sua formação pessoal e profissional. "Hoje já estou na minha segunda graduação e essa escola teve um papel muito importante na minha vida. Minha próxima meta é voltar pra sala de aula porque eu acredito na educação e em cada um de vocês. Corram atrás de seus sonhos, porque só depende de vocês. Quanto ao projeto, eu achei incrível, e tenho certeza que vocês vão aprender muito", destacou. 

Outros cargos mirins
 
Na ocasião, também foram apresentados os alunos eleitos que irão acompanhar o prefeito, vice-prefeita, juiz 1ª vara, juiz 2ª vara e promotor de Justiça.
  • João Victor Trascastro dos Santos de Oliveira acompanhará o prefeito Toshio Toyota;
  • Emanuelle de Oliveira Rodrigues acompanhará a vice-prefeita Elisabete de Lourdes Baleiro Teixeira Inácio;
  • Rafael Patrik Camargo de Andrade acompanhará o promotor de Justiça da 1ª vara Dr. Luiz Fernando Bugiga Rebellato;
  • Julio Henrique Cominato Tupinambas que acompanhará o juiz de Direito da 2ª vara Dr. Leonardo Lopes Sardinha.
  • Heloisa Keiko Horikoshi acompanhará o juiz de Direito da 1ª vara Dr. Raphael Faraco Neto;
Os alunos também irão acompanhar a primeira sessão ordinária de novembro, prevista para o dia 3, após o feriado. O vereador José Roberto de Oliveira Souza também irá participar do projeto, mas não pode estar presente no evento. 
 
A finalização do projeto será com a devolutiva dos alunos eleitos, que irão repassar para os demais a noção de como cada profissional trabalha em prol da comunidade, prevista para o dia 23 de novembro.
 




Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!