Vereador Celso Belentani entrega Diploma "Construtor do Bem" à Santa Casa de Novo Horizonte

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 16 de novembro de 2015

O vereador Celso Belentani entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira (13), Diploma "Construtor do Bem" à Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte, representada por Mauro Zanelato. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 336/15.

O vereador contou que a Santa Casa de Novo Horizonte era conhecida como Hospital São José na ocasião de sua fundação, em junho de 1934. Surgiu como uma entidade filantrópica, com foco principal na prestação de assistência médico-hospitalar às pessoas enfermas e acidentadas, assistência social aos desvalidos e ainda, como parceira, na área educacional de saúde.

Segundo Celso, em agosto de 1954, "durante um missa solene campal realizada pelo ilustre Reverendíssimo Alfredo Reith, foi inaugurada a tão sonhada Maternidade Nossa Senhora Aparecida, cuja pedra fundamental havia sido lançada em 1949".

O evento contou com a participação de todas as autoridades civis e eclesiásticas, além do Governador do Estado. Para o vereador, "tudo isso graças à população e aos diretores da época: Provedor, Dr. Euclydes Cardoso Castilho; Vice-Provedor, Calil Nicolau Eid; 1º Secretário, Vicente Soares; 2º Secretário, Paulino Luciante; 1º Tesoureiro, Armando Alves Costa; 2º Tesoureiro, João Marques Carvalho; Procurador, Dr. José D’Andrea; e Diretor Clínico, Dr. João Dorival Cardoso".

O vereador finalizou: "Tenho a honra de conceder o Diploma Construtor do Bem à Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte, que há oitenta anos está de portas abertas a todos os usuários, lutando bravamente em prol da saúde da população novo-horizontina."