Vereador Antonio Dejair da Silva apresenta Moção de Repúdio às medidas do Governo Federal que pretendem diminuir recursos ao Sistema S

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 18 de novembro de 2015

Medida do governo pode diminuir em 30% os recursos repassados às entidades.

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (16), a Moção nº 106/15, de autoria do vereador Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), de Repúdio às medidas do Governo Federal que ameaçam diminuir em 30% os recursos direcionados ao "Sistema S", colocando em risco o fechamento das escolas que fazem parte desse sistema.

"Sistema S" é o conjunto de nove instituições de interesse de categorias profissionais, estabelecidas pela Constituição. As entidades são as seguintes: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); Confederação Nacional do Comércio (SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESC - Serviço Social do Comércio); Sistema Cooperativista Nacional (SESCOOP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo); Confederação Nacional da Indústria (SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SESI - Serviço Social da Indústria); Confederação Nacional do Transporte (SEST - Serviço Social de Transporte, SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Na justificativa da proposta, o vereador salientou que o SESI e SENAI vêm cumprindo a sua missão de preparar e qualificar os seus alunos para o mercado de trabalho, contribuindo efetivamente para o crescimento dos industriais no país, nos últimos anos. 

Segundo ele, medidas do governo federal ameaçam diminuir em 30% os recursos direcionados ao Sistema S e, se aprovadas, "prejudicarão muito todos os serviços oferecidos pelo SESI, SENAI, SEBRAE e demais Sistemas 'S' de todo Brasil".

Para Jair Gordo, é necessário reflexão sobre o impacto dessas medidas na educação e na preparação dos nossos jovens a médio e longo prazo para nossa sociedade. "Os alunos, colaboradores e seus familiares depositam muita confiança nesse sistema que já formou grandes profissionais, ganhando várias competições, não podendo deixar de citar o Time Campeão Mundial de Robótica 2015 – pelos alunos SESI Rio Preto", destacou.

O edil finalizou: "Este vereador, reconhecendo a importância do Sistema S para nosso país, manifesta seu Repúdio às medidas do Governo Federal que ameaçam diminuir em 30% os recursos direcionados ao Sistema S, colocando em risco o fechamento das escolas que fazem parte desse sistema."



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!