Vereador Celso Belentani concede Título de Cidadão Benemérito de Novo Horizonte ao deputado federal Nelson Marquezelli

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 08 de março de 2016

Edil destacou diversas benfeitorias que o parlamentar conseguiu para Novo Horizonte.

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (7), o Projeto de Decreto Legislativo nº 369/16, de autoria do vereador Celso Belentani, que concede o Título de "Cidadão Benemérito de Novo Horizonte" ao deputado federal Nelson Marquezelli, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Na justificativa, o vereador afirmou que Nelson Marquezelli, agricultor e empresário, assumiu um compromisso junto a toda população brasileira: lutar por maior igualdade e desenvolvimento sustentável. Filho de Ettore Marquezelli e Prima Bonesso Marquezelli, nasceu em Pirassununga/SP no dia 29 de outubro de 1941.

O homenageado é formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde cursou Direito entre os anos de 1963-1968. Sua carreira política iniciou-se no ano de 1963, quando foi eleito vereador de sua cidade Natal. Filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) desde 1985, hoje está em sua 7º Legislatura como deputado federal, eleito pela 1ª vez no ano de 1991.

"Esta proposta tem como objetivo principal demonstrar toda nossa admiração e respeito ao ilustre parlamentar pelo trabalho desenvolvido na Câmara Federal ao longo de seus sete mandatos consecutivos, sendo conhecido pela nossa população, como responsável por destinar benefício para nossa cidade, com recursos financeiros e benfeitorias", salientou Celso.

Para o vereador, Nelson, em mais de 20 anos como deputado federal, sempre esteve ao lado das causas do país e da sociedade.  "Ocupou os mais variados postos nas comissões permanentes da Câmara Federal, sendo um parlamentar atuante e muito zeloso para com as questões da agricultura", ressaltou.

Segundo Celso, Novo Horizonte, através do deputado conquistou muitas benfeitorias, dentre as quais citou: através do PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) um caminhão caçamba, uma motoniveladora e uma retroescavaceira; liberação de recursos para aquisição de ônibus escolar através do Programa "Caminho da Escola"; recursos para Construção de Creche, através do Programa Proinfância, vários recursos para a Creche São Vicente de Paulo, dentre outros.

O vereador finalizou: "Sinto-me orgulhoso em poder conceder esta homenagem ao deputado federal Nelson Marquezelli, pois este ato para reconhecer e valorizar todo seu esforço e dedicação até aqui demonstrado para com Novo Horizonte."

Projeto de Decreto Legislativo

De acordo com o Artigo 120 do Regimento Interno da Câmara, Projeto de Decreto Legislativo é a proposição de competência privativa da Câmara, cuja promulgação compete ao Presidente da Câmara.

Constitui matéria de Projeto de Decreto Legislativo, por exemplo, concessão de licença ao prefeito; autorização ao Prefeito para ausentar-se do Município por mais de 15 dias consecutivos; concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao Município; aprovação ou rejeição das contas do prefeito, entre outros.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva, Antonio dos Santos, Arnaldo do Nascimento Araújo, Celso Junior, Celso Belentani, Cleber Gaúcho, Fabiano Belentani, Ideval Rogério Cardoso, Ivone Magri Ruiz, Beto de Souza, Nelsinho Luiz.

Vereador ausente: Leandro Lança.