Vereador Leandro Lança apresenta Moção de Aplausos ao juiz federal Sérgio Fernando Moro

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 22 de março de 2016

Homenagem é pelo excelente trabalho realizado frente às investigações da Operação Lava Jato.

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (21), a Moção nº 11/16, de autoria do vereador Leandro Tadeu Lança, de Aplausos ao juiz da 13ª vara federal de Curitiba, Dr. Sérgio Fernando Moro, pelo excelente trabalho realizado frente às investigações da Operação Lava Jato. A matéria recebeu assinaturas de apoio dos vereadores Amilcar Raphe, Antonio dos Santos, Celso Andrade Junior, Celso Belentani, Cleber Gaúcho e Fabiano Belentani.

A Moção foi aprovada com 11 votos favoráveis e um voto contrário. Votaram a favor os vereadores Amilcar Raphe, Arnaldo do Nascimento Araújo, Antonio dos Santos, Celso Andrade Junior, Celso Belentani, Cleber Gaúcho, Fabiano Belentani, Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza, Leandro Tadeu Lança e Nelson Luiz Benevenuto. Apenas o vereador Ideval Rogério Cardoso votou contra a Moção. Em Moções, o presidente da Casa não vota.

"Vivemos um grande momento histórico para o país e no ápice central evidenciamos a figura do Dr. Sérgio Fernando Moro", afirmou Leandro no início da justificativa da Moção. 

O vereador destacou que Sérgio Moro se formou em direito pela Universidade Estadual de Maringá em 1995, tornando-se juiz federal em 1996. Também cursou o programa para instrução de advogados da Harvard Law School em 1998, e participou de programas de estudos sobre lavagem de dinheiro, promovidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Sérgio Moro é Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, e atualmente, é juiz federal da 13ª vara criminal federal de Curitiba, ministra aulas de processo penal na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e comanda a operação Lava Jato. 

Para Leandro, Sérgio Moro conduziu a Operação Lava Jato de forma brilhante, com competência, promovendo a justiça, o restabelecimento da ordem e do Estado Democrático de Direito, que tem como essência a convivência humana em uma sociedade livre e solidária, regulada por leis justas, em que o povo é adequadamente representado, participando ativamente da organização social e política. 

O vereador salientou uma frase citada por Sérgio Moro: "A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras", e ainda destacou mais uma vez sua postura frente à Operação Lava Jato que, para Leandro, devolveu aos brasileiros a fé e a credibilidade que muitas vezes foi arranhada por fatos vislumbrados e que ficavam escusos. 

"Brasileiros estão indo às ruas, vestindo-se com as cores de nossa bandeira clamando por justiça e exaltando o trabalho realizado por Vossa Excelência. Juntamo-nos a esta grande corrente e registramos através desta Moção nossa gratidão, respeito e admiração ao trabalho desenvolvido que tem o intuito de promover a justiça, independente dos envolvidos e que é indiscutivelmente contribuirá para uma nação justa", ressaltou. 

O vereador citou uma frase de Mahatma Gandhi: "Não se constrói uma nação justa sem ter homens justos!", e evidenciou, por fim, a conduta ímpar, destemida e imparcial do juiz federal que, para Leandro, é um dos cernes da promoção da justiça no país.

Moção

De acordo com o Artigo 129-A do Regimento Interno da Câmara, Moção é toda forma de manifestação feita por vereador expressando sua gratidão, repúdio, cumprimento e condolência.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva, Antonio dos Santos, Arnaldo do Nascimento Araújo, Celso Junior, Celso Belentani, Cleber Gaúcho, Fabiano Belentani, Ideval Rogério Cardoso, Ivone Magri Ruiz, Beto de Souza, Leandro Lança, Nelsinho Luiz.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!