Vereadores fazem visita à nova unidade do Detran de Itajobi

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 02 de junho de 2016

Visita ocorreu na manhã da última quarta-feira (1).

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) é responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na última quarta-feira (1), os vereadores Antonio Dejair da Silva (presidente), Ideval Rogério Cardoso (vice-presidente), Celso Andrade Junior (1º secretário) e Fabiano de Mello Belenani fizeram uma visita ao novo Detran de Itajobi para conhecer a unidade e os serviços oferecidos à população. A visita foi acompanhada por Letícia de Oliveira Ventura Quesada, diretora técnica do órgão em Novo Horizonte, Itajobi e Marapoama.

Vereadores de Novo Horizonte e Letícia de Oliveira Ventura Quesada em visita ao novo Detran de Itajobi.

A unidade de Itajobi oferece ao cidadão, além de todos os serviços de trânsito, serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo e Junta Militar. Segundo Letícia, diversos Detrans em todo o estado estão passando por um processo de reestruturação administrativa e funcional, com objetivo de se alcançar uma mudança significativa na sua relação com os cidadãos, com as empresas prestadoras de serviços e com os municípios. "Essas reestruturações têm como foco principal levar ao cidadão o mesmo padrão de atendimento do Poupatempo", destacou.

Os Detrans que passam por essas reestruturações, de acordo com Letícia, contam com infraestrutura moderna, novos equipamentos e mobiliário, funcionários treinados, condições de acessibilidade e pagamento de algumas taxas com cartão de débito, entre outros benefícios. "A prova teórica para os candidatos à primeira habilitação ou adição de categoria passa a ser realizada no computador, não em papel, como ainda ocorre em Novo Horizonte. No portal do Detran.SP, o candidato tem acesso a conteúdos relacionados à prova e também pode fazer simulados on-line", salientou.

De acordo com o site oficial do órgão, atualmente, 84 unidades do Detran.SP funcionam sob novo padrão em todo o Estado, todas com mais de 90% de aprovação. Para Letícia, Novo Horizonte precisa passar pelo mesmo processo de reestruturação para poder oferecer serviços de qualidade à população. "A superintendência de São José do Rio Preto tem 43 cidades que abrangem a região, Novo Horizonte tem a 4ª maior frota, com aproximadamente 26 mil veículos, atrás apenas dos municípios de São José do Rio Preto, Catanduva e Mirassol. Nossa demanda de serviços é muito grande, oferecemos transferência de propriedade, licenciamento, primeira habilitação, renovação da habilitação, procedimento administrativo de suspensão de habilitação, lacração de veículos, entre muitos outros", ressaltou.

Para Novo Horizonte passar por esse processo de reestruturação, Letícia explicou que a Prefeitura Municipal precisa ceder um imóvel adequado. "O imóvel onde se localiza a Ciretran é pequeno, não temos espaço para desenvolver nosso trabalho de forma correta, muito menos para oferecer outros serviços à população como em Itajobi. Precisamos apenas de um novo prédio, pois o Detran oferece toda parte de novos mobiliários e equipamentos, treinamento dos funcionários e uniformes", observou.

Letícia destacou que outros serviços também podem ser oferecidos à população neste mesmo local. "Em Novo Horizonte, podemos concentrar os serviços da Ciretran, da Dimutran, do PAT, do Banco do Povo, da Junta Militar e do Ministério do Trabalho, por exemplo, facilitando muito para os munícipes", enfatizou.

Segundo Letícia, a superintendência do Detran.SP já fez dois contatos com a Executivo para que a Prefeitura providencie um local adequado para abrigar um novo Detran na cidade. "Estamos aguardando uma resposta, mas ressalto mais uma vez a necessidade que temos de um novo local para podermos oferecer um serviço muito mais eficiente para a população", afirmou.

O Legislativo Municipal, por meio dos Requerimentos nº 544/15 e 71/16, também solicitou a possibilidade de locação de novo imóvel para abrigar a 58ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Novo Horizonte. Em resposta, o Executivo informou que a sugestão de locação de um novo imóvel será analisada pela administração municipal, levando-se em conta a disponibilidade de recursos financeiros e orçamentários.

____________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".