Vereador Nelsinho entrega Medalha 28 de Outubro a Joaquim Santana de Lima

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 24 de novembro de 2014

Joaquim começou a compor modas de viola com apenas 17 anos de idade, sendo autor de centenas de composições.

O vereador Nelson Luiz Benevenuto entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira, 21/11, Medalha 28 de Outubro e Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Joaquim Santana de Lima. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 298/13.

Joaquim Santana de Lima, o popular radialista e compositor Jota Santana, é natural da vizinha cidade de Itápolis. Foi casado em primeira núpcias com Maria Rosaria Chagas de Lima, com quem teve cinco filhos: Maria Benedita, Joaquim Roberto, Rafael, Claudenice e Gilmar. De outros relacionamentos conjugais teve ainda os seguintes filhos: gêmeas Cinara e Cinira; João Marcos - o Cabo Santana da Polícia Militar local; José Batista, Elvis e Solange, esta última funcionária da Sabesp local. Também se casou em segunda núpcias com Neide Terezinha do Nascimento, com a qual não tem filhos. Tem ainda 16 netos e quatro bisnetos.

Começou sua vida profissional como radialista na cidade de Lins, onde era conhecido por "Quinzinho". Em Lins, trabalhava ainda seu irmão José Santana de Lima, o saudoso Zé Toco. Na adolescência, Jota Santana chegou a residir na vizinha cidade de Itajobi, morando na zona rural.

O vereador conta que Joaquim "começou a compor modas de viola com apenas 17 anos de idade, sendo autor de centenas de composições, algumas delas gravadas por grandes duplas sertanejas. Entre as letras e musicas mais conhecidas de sua autoria estão "Grito Aberto", gravada pelas duplas Belmonte & Amaraí, Cascatinha & Inhana e Cacique & Pajé. Esta última dupla gravou também a musica "Cuitelinho Mensageiro" e a primeira lançou, num de seus LPs, a música "Vai com Deus".

Com a composição "Pirangueiro Bóia Fria", defendida pela dupla Gilmar Santana & Lamparina, Jota Santana faturou o troféu "Chapéu de Prata", como campeão do Festival de Musica Sertaneja realizado em nossa cidade pela Secretaria Estadual da Cultura, que tinha à frente o deputado Cunha Bueno.

Quando veio residir em Novo Horizonte, há mais de 50 anos, Jota Santana trabalhou na zona rural e também foi comerciante (proprietário de um bar). Depois, chegou a participar do programa inaugural da primeira emissora de rádio local, a Rádio Novo Horizonte, que tinha na época o prefixo ZYS-9 e era de propriedade dos irmãos José e Mário Guerreiro. Além da Rádio Novo Horizonte, Jota Santana trabalhou ainda nas seguintes emissoras: Rádio Clube de Marília, na extinta Rádio AM Excelsior de São Paulo (hoje Rádio Globo) e na Rádio Difusora de Itápolis.

Exímio tocador de viola e violão, Jota Santana também cantou músicas sertanejas, formando com o compositor e musico João Donadoni, a dupla Jota Santana & Cruzeirinho, chegando a gravar alguns CDs e venceram um Festival na cidade de Itápolis, o qual durou mais de um mês e teve a participação de muitas duplas de nossa região.

Jota Santana se aposentou como secretário de escola, exercendo esse cargo na Escola "Francisco Álvares Florence" (FAF), mas trabalhou ainda no Cartório Eleitoral local. Foi o único vereador eleito de seu partido em Novo Horizonte, na época em que os vereadores nada ganhavam. É autor de lei que obriga a execução de músicas sertanejas na Fonte Luminosa da Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho, pois, naquela época eram executadas apenas musicas clássica e popular. Ainda como vereador, foi porta-voz de seus colegas de Câmara no Palácio do Governo Estadual, quando foram solicitar para nossa cidade as construções dos prédios do Centro de Saúde, Fórum e Escola FAF.

O vereador ressalta que o homenageado, "atualmente, após ter estudado e ser aprovado, com louvor, no exame de teologia do Seminário Brasileiro de Teologia, localizado na cidade mineira de Ituiutaba, foi consagrado Pastor, mas está jubilado por causa da idade avançada. Antes disso, gravou três CDs contendo diversos hinos evangélicos de sua autoria".

Nelsinho salienta que "Jota Santana dedicou muitos anos de sua vida profissional a cultura de Novo Horizonte, sempre com alegria e dedicação, fazendo com isso parte da história de nosso Município".

Por estas e muitas outras razões, o vereador afirma que "o Sr. Joaquim Santana de Lima é realmente merecedor da honraria, a qual não poderia deixar de ser outorgada nesta Legislatura, em reconhecimento a este ilustre cidadão, que nunca mediu esforços para apoiar nosso Município, e sempre contribuiu para o seu progresso e desenvolvimento".

A Medalha 28 de Outubro foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 1.364, em 1987, pelo então vereador Luiz Haroldo Doro. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições ou corporações de caráter público, credores de reconhecimento do povo novo-horizontino.