Vereador Ideval Rogério Cardoso entrega Diploma Construtor do Bem a Aparecido A. D. Françoso

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 25 de novembro de 2014

O vereador Ideval Rogério Cardoso entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira, 21/11, Diploma Construtor do Bem ao Sr. Aparecido Antonio Donizete Françoso. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 309/13.

Natural de Novo Horizonte, Aparecido Antonio Donizete Françoso é filho do Sr. Hilário Françoso e Srª. Vanilde Maria Valéo Françoso. Iniciou seus estudos na Escola Estadual “Maria José de Oliveira” no ano de 1980, onde cursou o 1º grau, terminando no ano de 1987. O 2º grau foi cursado na Escola Estadual “Profª Shirley Camargo Von Zuben” de 1988 a 1990. Após o término do 2º grau, realizou vários cursos: Informática PROESC – 1990-1992; Primeiros Socorros – Usina Santa Isabel S/A 2010; Logística de Transporte – SENAC 2011; Administrar a Vida e o Trabalho – Sindicato Rural de Novo Horizonte.

Trabalhou como comerciante de areia e pedra, representante comercial e funcionário da Usina São José da Estiva S/A Açúcar e Álcool. Atualmente, segundo o vereador, trabalha na Usina Santa Isabel S/A e é proprietário da Lanchonete Kitut’s.

O homenageado fez parte da comissão da CIPATR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural) da Usina Santa Isabel S/A no período de 2009 a 2011, sendo reeleito como presidente no ano de 2011 a 2013. Foi integrante da Diretoria do AVAS (Associação dos Voluntários e Amigos do Social), de 2008 a 2010. Faz parte da Brigada de Incêndio da Usina Santa Isabel S/A desde o ano de 2008.

Ele participou dos Grupos Católicos Vicentinos de 1990 a 1992, BRASA (Bondade, Responsabilidade, Amizade, Sinceridade e Amor), de 1991 a 1994 e CLC (Curso de Liderança Cristã), de 2000 a 2006 e é membro da Associação Novo Horizonte Cultura e Arte.

O vereador conta que em Outubro de 2010, "Aparecido inaugurou a Lanchonete Kitut’s, Sucos e Salgados, onde naquele ano o sucesso superou suas expectativas, então se sentindo abençoado resolveu retribuir criando o 'Kitut's Solidário'. Todo o ano, no mês de outubro, escolhe um dia onde toda a renda bruta é doada para uma entidade. No primeiro ano a entidade escolhida foi o AVAS. Associação que tem como objetivo acolher os portadores de câncer e seus familiares que se tratam no Hospital Pio XII de Barretos. Esta instituição não recebe repasse municipal, estadual ou federal, no qual sobrevive somente e doações da comunidade e eventos".

Ideval explica ainda que no "segundo ano a entidade escolhida foi o Pão Nosso. Em gratidão a ajuda recebida no momento de necessidade da família por motivo de doença de seu pai. Entidade católica com 150 voluntários que fazem a doação de 73 sopas para doente e crianças carentes".

No ano de 2013, segundo o vereador, a entidade escolhida foi o Fraldão. "Projeto valoroso que auxilia muitos necessitados, também ajudou a família num momento de dificuldade. Neste projeto, são confeccionadas sete mil fraldas geriátricas, com o gasto de aproximadamente R$ 5000,00 (cinco mil reais) mensais. Quarenta voluntárias trabalham se revezam entre a fabricação e a entrega destas fraldas".

Ideval explica também que a partir do ano de 2012 na semana das crianças, "a Lanchonete Kitut’s Sucos e Salgados, em parceria com a Revista Fina Mistura começou a realizar um dia de recreação com malabares, maquiadores, palhaços, brinquedos, salgados e refrigerantes, destinados aos alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Este projeto envolve muitos colaboradores como Imprensa, Associação Cultura e Arte, juntamente com seus diversos voluntários, proporcionando um dia especial para as da entidade".

Para concluir, Ideval afirma que: "Este vereador, admirador destes projetos desenvolvido pelo Sr. Aparecido Antonio Donizete Françoso, não poderia deixar de homenageá-lo, desejando que Deus lhe dê, sempre, força determinação e coragem, para continuar a exercê-los, pois tem como importante missão, amenizar as necessidades da comunidade".

O Diploma Construtor do Bem foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 91, em 2006, pelo vereador Nelson Luiz Benevenuto. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições ou corporações de caráter público, que através de ação, projeto ou programa venha trazer benefício à comunidade novo-horizontina.