Vereador Celso Junior entrega Diploma Construtor do Bem à Associação Paradesportiva de NH
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Publicado em: 25 de novembro de 2014
A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 321/14.
O vereador Celso Andrade Junior entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira, 21/11, Diploma Construtor do Bem à Associação Paradesportiva de Novo Horizonte, representada pelo seu vice-presidente Augusto Antonio Olione. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 321/14.
Segundo Celso, a equipe teve início no ano de 2004 com o garoto Michailo Aparecido Kurikz que procurou o prof. Alexandro Quirino para um trabalho de reabilitação. Portador de Distrofia Muscular Progressiva, Michailo iniciou com treinamentos funcionais e logo foi para a piscina, onde, desde a infância, nadava com nadadeiras.
Na ocasião, de acordo com o vereador, o professor percebeu que ele poderia ir além. Retirando as nadadeiras, começou os treinamentos específicos para competições Paradesportivas com o professor de Natação Fabiano Quirino.
O vereador explica que, no ano de 2005, "foi inserida nos Jogos Regionais, realizados na cidade de Birigui, a Modalidade Natação PCD (Pessoas com Deficiência), onde Michailo conquistou a Medalha de Prata nos 50 m nado livre, iniciando assim sua vida no esporte. Sendo o pioneiro do Paradesporto de Novo Horizonte, tornando-se exemplo para outras pessoas que vieram integrar a equipe".
Em 2006, segundo Celso, o professor João Antonio F. Borges foi convidado para integrar a equipe, na época era estagiário, e teve uma grande contribuição para o crescimento e sucesso do projeto. "No mesmo ano os integrantes da equipe passaram a contar com a estrutura oferecida pelo Clube Esportivo e Recreativo Santa Isabel, que acreditou nesta iniciativa. No mesmo ano com a participação do atleta Alexandre Colli Domingues, que junto com Michailo, tornaram-se os primeiros atletas a conquistar medalhas em uma modalidade individual representando Novo Horizonte nos Jogos abertos de São Bernardo do Campo – SP".
Celso salienta que, com "o ótimo exemplo dos atletas e bons resultados do trabalho, a equipe conquistou novos integrantes adultos e crianças que se tornaram destaque na modalidade".
O vereador conta que, "em 27 de maio de 2011, o sonho foi concretizado, a fundação da Associação Paradesportiva de Novo Horizonte, criada para que juntamente com o Clube Esportivo e Recreativo Santa Isabel e os parceiros Clínica Orthofisio, Santa Casa Saúde, Rádio Esperança e Prefeitura Municipal para melhorar a estrutura das atividades paradesportivas realizadas em nosso Município através da obtenção de recursos públicos e privados".
Celso ressalta que, "em 2012, foi concedido à Associação o Título de Utilidade Pública Municipal, que representou um importante respaldo para que a mesma pudesse dar continuidade ao belíssimo trabalho realizado, elevando ainda mais o nome de Novo Horizonte no âmbito da inclusão social e paradesporto de alto rendimento".
O vereador conclui que: "Hoje o projeto conta com pessoas com vários tipos de deficiência, com mais 80 participantes durante toda sua trajetória, representando nosso município em competições de nível Regional, Estadual, Nacional e Internacional nas modalidades Atletismo, Halterofilismo, Judô para Cegos e Natação. Sem deixar a essência do projeto que é a 'Inclusão de Pessoas com Deficiência através do Esporte'".
O Diploma Construtor do Bem foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 91, em 2006, pelo vereador Nelson Luiz Benevenuto. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições ou corporações de caráter público, que através de ação, projeto ou programa venha trazer benefício à comunidade novo-horizontina.
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara