Vereador Celso Belentani entrega Diploma Construtor do Bem à Associação Teshuvá

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 25 de novembro de 2014

O vereador Celso Belentani entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira, 21/11, Diploma Construtor do Bem à Associação Teshuvá, representada pelo seu tesoureiro Sr. Nelson Quessada Fracasso. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 318/14.

Celso conta que a Associação Teshuvá "teve início no ano de 2008 quando, a partir do chamado de Deus, da real necessidade, iniciaram o trabalho de acolhimento e encaminhamento dos dependentes químicos de Novo horizonte, de ambos os sexos, para as mais diversas comunidades terapêuticas que conheciam".

O vereador explica que, "movidos pela força de Deus, pelo seu apelo que se manifestava através daqueles que estavam sofrendo e sem amparo, confiantes na providência divina e nos bons corações, iniciaram, ainda em 2008, a construção da Comunidade Terapêutica Teshuvá/Nossa Senhora de Guadalupe que, inicialmente, a partir do mesmo ano, gratuitamente, passou a acolher 12 dependentes químicos. Com o passar do tempo, com a graça de Deus e a generosidade de muitas pessoas, aumentaram a capacidade de acolhimento e, atualmente, na mesma Comunidade, acolhem até 33 pessoas do sexo masculino".

Celso explica que, no ano de 2012, iniciaram, a pedido da Diretoria Regional de Assistência Social de São José do Rio Preto e em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e a Prefeitura Municipal de Novo Horizonte o projeto Casa de Ressocialização/Nossa Senhora Aparecida para o acolhimento gratuito de até 16 pessoas que perderam o vínculo familiar e comunitário, as quais, após concluírem o tratamento da dependência química nas comunidades terapêuticas, têm a possibilidade de permanecer na Casa por até um ano e meio, recomeçando assim uma vida nova, inserindo-se também no mercado de trabalho.

Em 2013, deram início ao outro projeto: Casa Amparo/Nossa Senhora do Amparo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, o Serviço de Orientação Social e a Diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social de Novo Horizonte, para o acolhimento gratuito de até 20 pessoas em situação de rua e abandono.

Celso afirma que, atualmente, "estão em funcionamento os três projetos e Deus tem os abençoado muito, dando-lhes força e coragem para esta realização".

Para o vereador, a "Associação Teshuvá, mais do que uma entidade reconhecida e respeitada pela significativa contribuição ao avanço da área da assistência social, ao resgate da dignidade e autoestima das pessoas assistidas, superando as situações de crise e carência psicossocial e a reintegração das mesmas à sociedade e ao convívio familiar, é para nós uma instituição ímpar, que valoriza as pessoas e não as coisas, que acredita no ser humano e em sua capacidade de mudança, e tem nos ajudado a reconquistar esses valores. Todos os nossos elogios e agradecimentos serão poucos diante de sua preocupação, carinho e atenção concedida aos novo-horizontinos e hoje nos sentimos honrados em conceder-lhe o Diploma 'Construtor do Bem'".

O Diploma Construtor do Bem foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 91, em 2006, pelo vereador Nelson Luiz Benevenuto. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições ou corporações de caráter público, que através de ação, projeto ou programa venha trazer benefício à comunidade novo-horizontina.