Vereador Amilcar Raphe apresenta Moção de Aplausos ao agropecuarista Adaldio José de Castilho Filho e família

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 27 de setembro de 2016

Homenageado conquistou do prêmio "Glorious Nandi", concedido pelo Governo Indiano.

O Plenário do Legislativo aprovou por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (26), a Moção nº 43/16, de autoria do vereador Amilcar Raphe, de Aplausos ao agropecuarista Adaldio José de Castilho Filho e família, pela conquista do prêmio "Glorious Nandi", concedido pelo Governo Indiano, recebido na cidade de Hyderabad, na Índia, no dia 11 de julho.

Na justificativa da Moção, o vereador externou seus cumprimentos e aplausos a Adaldio José de Castilho Filho, sua esposa Renata Coelho Delsin de Castilho e filhos Isabela Delsin de Castilho, Gabriela Delsin de Castilho e Adaldio José Delsin de Castilho, pela conquista do prêmio "Glorious Nandi", concedido pelo Governo da Índia e reconhecido como um dos mais notáveis prêmios da pecuária no mundo.

Segundo o vereador, o homenageado, sua esposa e os filhos Isabela e Adaldio foram muito bem recepcionado pelas autoridades indianas durante sua estada naquele país, para recebimento da homenagem que foi entregue em cerimônia no dia 11 de julho, na cidade de Hyderabad.

"Essa honraria vem coroar e ratificar o trabalho de excelência realizado pela família Castilho, que desde a década de 30 está envolvida com a Raça Sindi, quando o saudoso tio de Adaldio, José Cesário de Castilho, conhecido como Cito Castilho, começou a se dedicar à raça, no que foi seguido pelo Dr. Adaldio José de Castilho e pela Altair Maria Pedrosa de Castilho, pais do homenageado, o qual permanece até os dias atuais obtendo expressivos resultados zootécnicos, além da disseminação da genética pelo país e para o mundo, tornando a nossa querida Novo Horizonte conhecida e reconhecida internacionalmente como o 'Berço da Raça Sindi'", explicou Amilcar.

De acordo com o vereador, outro feito marcante foi o recorde mundial de produção de leite com a raça, título concedido à vaca Paz, que obteve outro recorde, quatro gestações seguidas, sem intervalo entre os partos, ou seja, produzindo leite desde o dia 10 de setembro de 2013, sem sequer parar um dia. "Fertilidade, produtividade, longevidade e rusticidade são características de destaque na seleção realizada pelo agropecuarista nas Fazendas Reunidas Castilho", destacou.

Conforme Amilcar, na ocasião, Adaldio também representou como diretor a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), vez que a mesma também foi homenageada. "A ABCZ tem como missão atuar ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, tornando-se o órgão representativo da pecuária brasileira, somando mais de 20 mil associados", explicou.

O vereador finalizou: "Diante da valorosa contribuição para o melhoramento da genética da raça Sindi, pelo inestimável trabalho para o desenvolvimento e crescimento da pecuária brasileira e mundial, e por propagar o nome de Novo Horizonte em âmbito internacional, este vereador reconhece a dedicação de Adaldio José de Castilho Filho à pecuária, concedendo-lhe esta Moção de Aplausos."

Moção

De acordo com o Artigo 129-A do Regimento Interno da Câmara, Moção é toda forma de manifestação feita por vereador expressando sua gratidão, repúdio, cumprimento e condolência.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Antonio dos Santos (Tonho Preto), Arnaldo do Nascimento Araújo, Celso Andrade Junior, Celso Belentani, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Fabiano Belentani, Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz).

Vereadores ausentes: José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança.
________________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".