Munícipes elegeram prefeito, vice-prefeito e 13 vereadores no último domingo

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 03 de outubro de 2016

Prefeito, vice-prefeita e nove vereadores foram reeleitos.

Toshio Toyota e Bete Baleiro foram reeleitos para o Poder Executivo Municipal, para a Legislatura 2017/2020, com 53,23% (11.237 votos) dos votos válidos, no último domingo (2), em Novo Horizonte. Fabiano Belentani e Amarilis Biasi obtiveram 41,41% (8.741 votos) e Luciano Aschkar e Dr. Alvírio 5,36% (1.132 votos).

De acordo com a Justiça Eleitoral, o Município possui 28.979 eleitores, destes, 22.671 (78,23%) compareceram às urnas e 6.308 (21,77%) se abstiveram. O total de votos válidos foram 21.110 (93,11%), em branco 612 (2,70%) e nulos 949 (4,19%).

Já  a Câmara Municipal será composta pelos seguintes vereadores:

Fonte: Justiça Eleitoral

Em relação às cadeiras do Legislativo, conforme a Justiça Eleitoral, dos 28.979 eleitores aptos a votar, 22.671 (78,23%) compareceram às urnas e 6.308 (21,77%) se abstiveram. Do total de votos apurados, 20.861 (92,02%) somam os votos nominais e legenda, sendo que 19.639 foram votos nominais e 1.222 foram votos de legenda, além de 995 (4,39%) votos em branco e 815 (3,59%) nulos.

Diplomação

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral. No caso de eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

De acordo com  TSE, a entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Em Novo Horizonte, a previsão é de que a diplomação ocorra no início da segunda quinzena de dezembro. A data ainda será definida pela junta eleitoral local.

Posse

A posse dos candidatos eleitos para a Legislatura 2017/2020 ocorrerá no da 1º de janeiro de 2017, às 10 horas, em sessão solene, que se realizará independentemente de número, sob a presidência do vereador mais votado dentre os presentes.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, o vereador que não tomar posse na sessão do dia 1º deverá fazê-lo dentro do prazo de 15 dias, sob pena de perda do mandato, salvo motivo justo, aceito pela maioria absoluta dos membros da Câmara.

A norma também prevê que, imediatamente após a posse, os vereadores irão se reunir sob a presidência do mais votado dentre os presentes e, havendo maioria absoluta dos membros da Câmara, elegerão os componentes da Mesa que serão empossados automaticamente, com mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente. A Mesa da Câmara se compõe do presidente, do vice-presidente, do primeiro e segundo secretário.

____________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".