Vereador Celso Belentani entrega Diploma Construtor do Bem às Operárias de Santa Rita de Cássia

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 25 de novembro de 2014

O vereador Celso Belentani entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira, 21/11, Diploma Construtor do Bem às Operárias de Santa Rita de Cássia da Paróquia Santa Clara de Assis, representada pela Srª. Teresa Aparecida Pereira Dasqueve. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 292/13.

O vereador explica que no "ano 1901, em Madri, o Padre Salvador Fonte, vendo as necessidades que passavam os mais pobres, incentivou um grupo de senhoras a fazer trabalhos manuais para ser doados aos carentes. Surgiu assim a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia que é uma entidade internacional".

Segundo Celso, a "primeira Oficina brasileira foi fundada em 1926 na cidade de São Paulo, e em Curitiba, no ano de 1958, por iniciativa, espírito de solidariedade e amor ao próximo da Srª. Edith França Alves, que permaneceu durante 10 anos na presidência, desenvolvendo e estruturando as bases da Associação, como um modelo de trabalho voluntário".

Ele conta que a Associação, "a exemplo das demais espalhadas pelo país, ajuda a todos sem discriminações, atuando como uma entidade de apoio, e não mantenedora, a qualquer instituição assistencial por ela cadastrada".

Explica ainda que durante "cinquenta e três anos o seu lema tem sido servir sempre, e a caridade é a sua bandeira, para que em um trabalho constante possam concretizar os seus ideais, agasalhando e alimentando os seus irmãos desamparados, sem discriminação de credo e raça".

Em Novo Horizonte, as Operárias de Santa Rita de Cássia iniciaram suas atividades em maio de 1998, tendo à frente a Srª. Teresa Aparecida Pereira Dasqueve, e com apoio e participação do Padre Márcio Beggiato, então Pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, e das Senhoras Valentina Zanfolim e Nair Vicentino, visando ajudar órfãos e viúvas.

O convite foi se estendendo, e assim, aumentando a quantidade de membros, onde todo dia 22 de cada mês se reúnem para a Oração do Terço e cada operário(a) leva sua doação, monta-se cestas básicas, distribuídas para famílias carentes.

Atualmente, o grupo é composto por 50 pessoas, que assistem aproximadamente 11 famílias, mensalmente. Também assistem pessoas que passam por cirurgias enquanto se recuperam, fornecem água de coco, gatorade, frutas, legumes, etc. aos portadores de câncer, e fornecem medicamentos de uso contínuo e fraldas para alguns doentes.

O vereador explica que no dia 22 de maio as Operárias comemoram o dia de sua Padroeira Santa Rita de Cássia onde celebram o tríduo de Santa Rita com três dias de missa, arrecadam ingredientes para confeccionar 300 kg de bolos, vendidos nesses dias de festa na própria paróquia e 50% da renda é destinada para outra instituição.  Em 2012 a instituição Grupo de Assistência aos Portadores de Câncer (GAPC), da cidade de São José de Rio Preto recebeu tal doação.  As operárias também têm ajudado a AVAS – Associação de Voluntários e Amigos do Social de Novo Horizonte, o Hospital Emílio Carlos, de Catanduva, a Fundação Pio XII, de Barretos, entre outras entidades.

"Durante o ano inteiro confecciona artesanato e no mês de dezembro faz um bazar para complementar as cestas para o Natal das famílias assistidas. Um trabalho de dedicação e oração de cada operário(a) pensando no amor ao próximo", conclui Celso.

O Diploma Construtor do Bem foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 91, em 2006, pelo vereador Nelson Luiz Benevenuto. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições ou corporações de caráter público, que através de ação, projeto ou programa venha trazer benefício à comunidade novo-horizontina.