Vereadores participam de palestra sobre novos caminhos para a gestão municipal realizada em Ribeirão Preto

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 17 de novembro de 2016

Palestrante foi o administrador Lívio Antônio Giosa.

Os vereadores Celso Andrade Junior e Celso Belentani participaram, representando a Câmara Municipal de Novo Horizonte, da palestra "Novos Caminhos para a Gestão Municipal: Inovação e o Fator Humano na Gestão Pública", ministrada pelo administrador Lívio Antônio Giosa, realizada na última quarta-feira (16), no auditório de pós-graduação da FAAP, em Ribeirão Preto.

Vereador Celso Andrade Junior, administrador Lívio Antônio Giosa e vereador Celso Belentani.

O objetivo do evento foi tratar sobre a inserção e valorização do administrador no setor público, além de sensibilizar os participantes para a inovação na gestão pública. Para o palestrante, o poder público ainda realiza poucos investimentos estruturais em desenvolvimento/capacitação, inovação e uso de tecnologias e softwares de gestão e de serviços. Também precisa se atentar mais, segundo ele, às questões referentes à lei de responsabilidade fiscal e melhorar o seu atendimento ao público.

Lívio destacou que as questões econômicas e políticas atuais têm levado a uma mobilização da sociedade por melhores práticas em todas as áreas do setor público. Para ele, essas práticas só serão alcançadas, entre outros fatores, com a valorização do papel do gestor público, ênfase em suas competências e comprometimento com a governança.

Para o vereador Celso Júnior, a palestra foi muito válida porque, em meio à crise que o Brasil está passando, os posicionamentos dos gestores públicos frente às problemáticas existentes têm grande influência para ajudar a superar este momento. "Um dos aspectos que mais me chamou atenção foi isso, o posicionamento, o estímulo à capacitação dos servidores frente a esses novos desafios. Ele falou muito da importância de estimular os servidores para darem sempre o seu melhor, não se acomodarem em uma função ou cargo, e tralharem muito com a motivação de sua equipe", ressaltou.

O palestrante também citou algumas práticas de boa governança, como implementação do controle interno, controle de despesas, sistemas de informações gerenciais, bancos de dados (econômicos, sociais, sustentabilidade), gestão das receitas, plano diretor, gerenciamento de projetos, entre outras.

O vereador Celso Belentani destacou que Lívio é, atualmente, secretário de Desenvolvimento Econômico da Estância de Atibaia e, juntamente com sua equipe, têm realizado ações muito importantes. "Ele nos apresentou várias ações que eles desenvolvem e uma das mais interessantes pra mim é a instituição de um setor de gerenciamento de projetos. Uma das principais funções dessa equipe é a de trazer novas empresas pra Atibaia. Em quatro anos eles conseguiram 5.607 novas empresas, sendo toda a documentação para abertura de uma empresa processada em apenas um dia, e isso tem uma influência de 12 a 13% no PIB da cidade, é algo espetacular", destacou.

Lívio Antônio Giosa atuou como diretor das empresas Eletropaulo, CESP-Cia. de Energia do Estado de São Paulo e CPOS-Cia. Também foi deputado estadual, secretário nacional do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e atualmente é secretário de Desenvolvimento Econômico da Estância de Atibaia. O palestrante também é docente em cursos de pós-graduação (FGV, FAAP e USP), autor de diversos livros na área da Administração, e articulista do Jornal "Folha de São Paulo" e da Revista Prefeitos e Gestões.
____________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".