Vereador Beto de Souza concede Medalha 28 de Outubro a Celso Ascêncio

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 22 de novembro de 2016

Homenageado, segundo o vereador, contribui em diversos aspectos com o Município.

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (21), o Projeto de Decreto Legislativo nº 373/16, de autoria do vereador José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), que concede Medalha 28 de Outubro a Celso Ascêncio.

Na justificativa, o vereador explicou que Celso Ascêncio é natural de Novo Horizonte, filho do Sr. Sebastião Ascêncio e da Srª Josefa Gimenez Martinez Ascêncio, sendo seus irmãos: Sérgio Ascêncio, Sidnei Ascêncio, Célia Ascêncio e Cecília Ascêncio.

"Celso, aos sete anos de idade, começou trabalhar na lavoura, época em que seus pais residiam na zona rural do Município de Urupês. Em 1968, a família voltou para Novo Horizonte, ano que Sr. Sebastião começou a trabalhar em uma borracharia e alguns anos depois comprou o estabelecimento, que se chamava Borracharia Novo Horizonte", contou.

Desde então, segundo o vereador, Celso passou a estudar na parte da manhã e trabalhar no período da tarde na borracharia, que se localizava na Rua 28 de Outubro, 319, onde permaneceu até 1974, quando passou para a Avenida José Willibaldo de Freitas, 1523. "Em 1975, Celso passou a cursar a Escola de Comércio no período noturno, concluindo em 1978. O homenageado, em 19 de março de 1988, casou-se com Oliana Pereira Ascêncio e desta união nasceram os filhos Brunara Pereira Ascêncio, jornalista, e Bruno Pereira Ascêncio, estudante de engenharia civil da Unesp de Bauru/SP", destacou.

O vereador ressaltou que Celso, um dos proprietários da atual Ascêncio Comércio de Pneus, já empregou e ensinou a profissão de borracheiro para aproximadamente 100 pessoas, sendo que atualmente o estabelecimento conta com 12 funcionários. Conforme o vereador, em 2003, Celso e seus irmãos ampliaram seus negócios no ramo de pneus e se tornaram sócios da GDA Recapagem de Pneus, com sede em Catanduva, especializada em recauchutagem de pneus de caminhões e máquinas agrícolas, com tecnologia de ponta em seus produtos, processos e equipamentos.

Beto também lembrou que o homenageado é um dos proprietários do Ascêncio Auto Posto, desde 2000. "A empresa emprega atualmente 26 funcionários e, juntamente com seus irmãos, é um grande gerador de empregos em nossa cidade", destacou. Segundo o vereador, Celso é um apaixonado pelo futebol e por Novo Horizonte. "Desde 2012, através de uma parceria entre o Ascêncio Auto Posto e a Ipiranga, Celso e seus irmãos passaram a colaborar com Grêmio Novorizontino, que voltou a ser um orgulho para a nossa população, e atualmente disputa a Série A do Campeonato Paulista", salientou.

O homenageado, por aproximadamente 10 anos, também fez parte da Associação de Pais e Mestres (APM) da Cooperativa Educacional de Novo Horizonte - Coopen Objetivo. "Ele colaborou para o desenvolvimento da instituição de ensino, que foi fundada através da união de vários munícipes novo-horizontinos, inclusive de Celso e seu irmão Sérgio, que participaram da primeira reunião para a fundação da instituição no antigo cinema", contou.

Conforme o vereador, Celso, juntamente com seus irmãos, participa de diversas ações sociais realizadas em nosso Município e com isso colabora sobremaneira com as entidades sociais de Novo Horizonte.

"Cabe relevar que o presente Projeto de Decreto Legislativo tem a honra de homenagear o ilustre cidadão novo-horizontino Celso Ascêncio, grande empresário de renome em nosso município, pois se destaca pela enorme dedicação e empenho no exercício da árdua missão profissional que abraçou. Não posso deixar de ressaltar que sempre se empenhou e contribuiu para o progresso de nosso Município", destacou.

Beto finalizou: "Por estas e muitas outras razões, entendemos que o Sr Celso é realmente merecedor da honraria que ora propomos, a qual não poderia deixar de ser outorgada nesta Legislatura, em reconhecimento a este ilustre novo-horizontino, que nunca mediu esforços para apoiar nosso Município, e sempre contribuiu para o seu progresso e desenvolvimento."

Projeto de Decreto Legislativo

De acordo com o Artigo 120 do Regimento Interno da Câmara, Projeto de Decreto Legislativo é a proposição de competência privativa da Câmara, cuja promulgação compete ao Presidente da Câmara.

Constitui matéria de Projeto de Decreto Legislativo, por exemplo, concessão de licença ao prefeito; autorização ao Prefeito para ausentar-se do Município por mais de 15 dias consecutivos; concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao Município; aprovação ou rejeição das contas do prefeito, entre outros.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Antonio dos Santos (Tonho Preto), Arnaldo do Nascimento Araújo, Celso Andrade Junior, Celso Belentani, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Fabiano Belentani, Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza), Leandro Tadeu Lança e Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz).

Vereadora ausente: Ivone Magri Ruiz.
________________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte.