Vereador Beto de Souza entrega Diploma Construtor do Bem à Iara Maria Cardoso Machado

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 30 de novembro de 2016

O vereador José Roberto e Oliveira Souza (Beto de Souza) entregou, na sessão solene realizada na última sexta-feira (25), Diploma Construtor do Bem à Iara Maria Cardoso Machado. A honraria foi concedida pelo vereador por meio do Decreto Legislativo nº 349/15.

Foto: Angela Cristina Simon

Ao utilizar a tribuna, o vereador explicou que Iara Maria Cardoso Machado, filha de Henrique Thomitão Cardoso e Hebe de Almeida Leite Cardoso, é natural de Novo Horizonte, onde residiu até 19 anos de idade, quando se formou no magistério e casou em 1965, com José Mario Machado.

Em 1966 foi morar em São Paulo e teve quatro filhos: Andréa Maria Machado, Rosana Maria Machado, Marcello Cardoso Machado e Simone Maria Machado. Iara começou seu trabalho em 1976, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia; participou da Construção de uma Capela com Jose Mário; fez o 10º Encontro de casais com o Pe. Afonso Pastore, criador destes encontros, cujo processo de montagem era totalmente voluntário.

Em 1982, Iara trabalhou na Fundação Dorina Nowill para Cegos, trabalhando na parte interna da Fundação passando por todos os setores e depois foi convidada a participar de projetos junto com a vice-presidente, Maria Célia Ferraz Monteiro de Barros. Permaneceu na Fundação até 1992.

Segundo o vereador, em 1998, Iara e seu esposo voltaram a residir em Novo Horizonte, mesmo ano em que Giseli Pezzo Beraldo e Isabel Balero convidaram-na para entrar no projeto da criação da Oficina Educacional da Criança e do Adolescente de Novo Horizonte (OECA). "De 1998 a 2012, Iara ficou como voluntária na OECA, período quase integral, assumindo cargos de Presidente, Diretora Administrativa (Secretaria e da rotina da das Crianças e funcionários)", salientou.

Em 2012, Iara graduou-se em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil e no ano seguinte assumiu a presidência do Serviço de Orientação Social e permaneceu até abril de 2014, ficando um período sem trabalhar como voluntária por conta de uma cirurgia grande de prótese de quadril. "Agora já totalmente recuperada Iara está novamente na ativa como Assistente Social voluntária, participando deste importante Projeto de Humanização do SUS que está sendo implantado na Santa Casa, cumprindo um protocolo do SUS chamado de Alta Qualificada", ressaltou o vereador.

A homenageada possui diversas certificações profissionais e participações em seminários e congressos, tais como: "Programa Ideal, Políticas Públicas", realizado pelo Sebrae, em 2004; "Curso de Gerenciamento de Voluntários", ministrado pelo Centro de Voluntariado de São Paulo, em 2004; "Seminário de Fortalecimento do Sistema de Garantia e Direitos da Criança e do Adolescente", realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), em 2013; "II Seminário Municipal de Proteção Social a Criança e Adolescente", realizado pela Prefeitura Municipal de Votuporanga, em 2013; "1º Simpósio se Dependência Química", realizado em Catanduva/SP, em 2014.

O vereador finalizou: "Pelo elencado, tenho a honra de conceder à senhora Iara Maria Cardoso Machado, esta justa homenagem, pela sua trajetória de vida dedicada há mais de 30 anos ao trabalho voluntário social, trabalho este nobre realizado com dignidade, dedicação e religiosidade."

Honraria

O Diploma Construtor do Bem foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 91, em 2006, pelo vereador Nelson Luiz Benevenuto. A honraria pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, instituições ou corporações de caráter público, que através de ação, projeto ou programa venha trazer benefício à comunidade novo-horizontina.

_______________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".