Projeto isenta da conta de luz escolas e hospitais mantidos por municípios com até 60 mil habitantes

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Publicado em: 28 de novembro de 2014

Proposta prevê também que valor devido às concessionárias seja convertido em crédito para deduzir dos tributos federais.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 7.601/14, de autoria do deputado Sarney Filho, que garante isenção das tarifas de energia elétrica para escolas, postos de saúde e hospitais mantidos por municípios com até 60 mil habitantes.

Na justificativa da proposta, o parlamentar explica que constantemente surgem novas despesas para os municípios, como o piso nacional do magistério e dos agentes de saúde, e outras obrigações ligadas às áreas de assistência social, saúde e educação. Salienta também que a União concede benefícios fiscais a vários setores, que acabam por refletir negativamente na receita dos municípios. 

Desta forma, segundo o deputado, "a proposta tem o intuito de minimizar e garantir os serviços de saúde e educação à população brasileira, sem que para isso os municípios corram o risco de corte no abastecimento de energia elétrica, insumo de supra importância na garantia da prestação dos serviços".

O projeto prevê ainda que o valor devido às concessionárias seja convertido em crédito que as concessionárias poderão usar para deduzir dos tributos federais que tenham que pagar.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!