Vereador Amilcar Raphe concede Diploma Jovem Destaque a Richiery Cinciareli Sarracine

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 06 de dezembro de 2016

Jovem logrou a primeira colocação na Categoria Narrativa de Aventura, em concurso de redação da TV Tem.

O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (5), o Projeto de Decreto Legislativo nº 378/16, de autoria do vereador Amilcar Raphe, que concede Diploma Jovem Destaque a Richiery Cinciareli Sarracine.

Na justificativa, o vereador contou que Richiery, filho de Claudinei Aparecido Sarracine e de Andréia Maria Cinciareli Sarracine; e irmão de Louise Cinciareli Sarracine, nasceu no dia 2 de maio de 2005, em Novo Horizonte.

Segundo Amilcar, o jovem estudou na EMEF "Carolina Botura", do Jardim 1 até o Jardim 2; na EMEF "Professor José Luis Tomazi" 1, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I; na EMEF "Professor José Luis Tomazi" 2; cursou o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental I e atualmente cursa o 6º ano do Ensino Fundamental II na EMEF "Francisco Álvares Florence".

Desde os primeiros anos, conforme o vereador, Richiery demonstrou determinação destacando-se como um aluno exemplar e focado nos estudos, e cumpre com dedicação seus afazeres escolares. "Sempre foi elogiado por seus professores em todas as Unidades Escolares por onde passou se destacando sempre na área de humanas. Devido a este fato foi selecionado pela escola para participar do Concurso de Redação da TV Tem, no mês de setembro, onde logrou a primeira colocação na Categoria Narrativa de Aventura, cujo tema foi 'Em busca de seus sonhos' e o título de sua redação foi 'De arqueólogo e louco todo mundo tem um pouco'", ressaltou.

Confira a redação do jovem Richiery:

DE ARQUEÓLOGO E LOUCO, TODO MUNDO TEM UM POUCO.

Agora, confirmei de onde vem meus interesses por heróis: Sherlock Holmes e seu sempre: “Elementar meu caro Watson!”, ou então as aventuras de Simbad, o marujo, Harry Potter com sua vassoura Mimbus 2001, Dom Quixote e por que não, o galã James Bond ou meu amigo Richiery, o menino mais esperto que eu conheço!?

Tudo começou quando procurava meu jogo de tabuleiro e ao encontrá-lo, achei uma foto bastante interessante e a pessoa que eu via, não me era estranha. Corri para perguntar a meu pai.

— Pai, quem é esse homem com um grande osso na mão?

— Sou eu filho, antigamente fui um grande arqueólogo!

— Nossa! E durante todo esse tempo, nunca me falou nada!?

— Venha cá, vou te contar uma história. Eu era um garoto que adorava duas coisas: História e dinossauro. Foi daí que surgiu meu interesse por arqueologia. Tudo que eu queria era passar neste curso, arranjar emprego e tornar-me o maior arqueólogo de todos os tempos, achando o fóssil do raríssimo dinossauro Aegyptossauro. E por sorte e dedicação, consegui o que queria; a faculdade e também o emprego.

— E o senhor achou o fóssil, pai?

— Sim. Com base nos registros de seu habitat e vegetações que comia, achei uma caverna que talvez fosse sua antiga moradia. Mas, meu inimigo chamado Ted Blaze, invadiu meu local de trabalho, roubando o caderno com o local da caverna. Por sorte, memorizei o nome da região e da caverna. Parti para o local e quando cheguei lá o Ted também chegou, aí, começou uma verdadeira perseguição. Corremos até chegarmos perto de uma fissura vulcânica enorme. Pulamos, mas Blaze pulou fraco e acabou caindo na lava. Eu, por pouco, consegui me agarrar a uma pedra, quando a caverna, de surpresa, começou a desabar. Corri feito um louco com toneladas de pedras caindo a centímetros de mim. Torci meu tornozelo, achei que fosse meu fim, mas ainda não era minha hora. Por um milagre, havia tropeçado no fóssil que tanto procurava. Valeu a pena quase ser tostado e esmagado, porque consegui o que queria. Esta foi a primeira de muitas aventuras e sempre digo que todos aqueles que seguem seus desejos são um pouco iguais a mim: um louco arqueólogo.

Amilcar finalizou: "Enaltecemos esta brilhante conquista, e por este motivo, através do Projeto de Decreto Legislativo 'Jovem Destaque' temos o intuito de valorizar e motivar ainda mais este jovem, e que ao ser homenageado torne-se um exemplo para os todos os jovens novo-horizontinos."

Projeto de Decreto Legislativo

De acordo com o Artigo 120 do Regimento Interno da Câmara, Projeto de Decreto Legislativo é a proposição de competência privativa da Câmara, cuja promulgação compete ao Presidente da Câmara.

Constitui matéria de Projeto de Decreto Legislativo, por exemplo, concessão de licença ao prefeito; autorização ao Prefeito para ausentar-se do Município por mais de 15 dias consecutivos; concessão de título de cidadão honorário ou qualquer outra honraria ou homenagem a pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao Município; aprovação ou rejeição das contas do prefeito, entre outros.

Quórum

Vereadores presentes: Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Antonio dos Santos (Tonho Preto), Arnaldo do Nascimento Araújo, Celso Andrade Junior, Celso Belentani, Cleber da Rosa Moreira (Cleber Gaúcho), Fabiano Belentani, Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Ivone Magri Ruiz, José Roberto de Oliveira Souza (Beto de Souza) e Leandro Tadeu Lança.

Vereador ausente: Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz).

________________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte.