Mesa Diretora da Câmara é eleita para o biênio 2017/2018

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 02 de janeiro de 2017

Nelsinho Luiz é o novo presidente, Amilcar Raphe o vice-presidente, Locutor Douglas Alex o 1º secretário e Dr. Roberto Melchiori o 2º secretário.

A eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018 aconteceu no último domingo (1º), logo após a sessão solene de instalação e posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores eleitos no pleito municipal para a Legislatura 2017/2020.

A Chapa 1, composta pelos vereadores Nelsinho Luiz (presidente), Amilcar Raphe (vice-presidente), Locutor Douglas Alex (1º secretário) e Dr. Roberto Melchiori (2º secretário), foi eleita com oito votos. Os vereadores que votaram nesta composição da Mesa foram: Amilcar Raphe, Locutor Douglas Alex, Ivone Ruiz, Beto de Souza, Leandro Lança, Nelsinho Luiz, Dr. Roberto Melschiori e Tiago Marins.

A Chapa 2, composta pelos vereadores Cleber Gaúcho (presidente), Pastor Celso Jr (vice-presidente), Ideval do Sinserp (1º secretário) e Sônia Canato (2º secretário), recebeu cinco votos. Os vereadores que votaram nesta composição da Mesa foram: Jair Gordo, Pastor Celso Jr, Cleber Gaúcho, Ideval do Sinserp e Sônia Canato.

Presidente

Nelson Luiz Benevenuto, conhecido popularmente como Nelsinho Luiz, assume uma cadeira no Legislativo pela sexta vez. Eleito pela primeira vez em 1993, ele já foi presidente do Legislativo nos biênios 2001/2002, 2005/2006 e 2011/2012.

Compete ao presidente, dentre outras atribuições, representar a Câmara em juízo e fora dele; dirigir, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara; interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; promulgar as resoluções e decretos legislativos; promulgar as leis com sanção tácita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenário, desde que não aceita esta decisão, em tempo hábil, pelo prefeito; encaminhar, para parecer prévio, a prestação de contas do Município ao Tribunal de Contas do Estado ou órgão que for atribuída tal competência.

Vice-presidente

Amilcar Raphe está em seu quarto mandato como vereador. Eleito pela primeira vez em 2005, ele foi presidente no biênio 2009/2010 e 2º secretário no biênio 2011/2012.

Compete ao vice-presidente substituir o presidente, ficando investido na plenitude das respectivas funções, nas licenças ou ausências do presidente do Município, por mais de dez dias, e eventualmente ausências temporárias.

1º secretário

Locutor Douglas Alex está em seu primeiro mandato como vereador. Ao 1º secretário compete fazer a chamada dos vereadores no início da sessão ou quando requerida; ler a ata e o expediente do prefeito e de diversos, bem como as preposições e demais papéis que devam ser do conhecimento do Plenário; assinar com o presidente os atos da Mesa e Resolução da Câmara; anotar o tempo e número de vezes que cada orador ocupar a tribuna, comunicando-o ao presidente; dentre outras atribuições.

2º secretário

Dr. Roberto Melschiori também assume uma vaga no Legislativo pela primeira vez. Ao 2º secretário compete substituir o 1º em caso de impedimento ou ausência e assumir as respectivas funções da secretaria.
_______________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".