Rua Elmínio Pinto Silva: homenagem do vereador Antonio dos Santos
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Publicado em: 02 de dezembro de 2014
O Projeto de Lei nº 4.673/14, de autoria do vereador Antonio dos Santos, com requerimento de urgência especial, que denomina "Elmínio Pinto Silva" a via pública municipal denominada rua projetada C, do Loteamento Residencial Lago do Vale I, foi provado pelo Plenário na sessão ordinária do Legislativo realizada na última segunda-feira (1).
O vereador conta que Elmínio Pinto Silva, filho de Joaquim Pinto Silva e Zulmira Maria Silva, nasceu em Novo Horizonte no dia 1º de Novembro de 1922, "portanto, foi um dos mais antigos munícipes, pois ao nascer, Novo Horizonte tinha apenas cinco anos de existência como município".
Casou-se com Maria Zocchi Silva e desta união nasceram os filhos, Nádia Elma da Silva Rodrigues, casada com José Augusto Prado Rodrigues; Gerson Pinto Silva, casado com Ilka Tereza Bergo Silva e Paulo César Pinto Silva, casado com Rose Elaine F. Biella Silva.
Durante sua infância trabalhou na Casa Mineira, empório de secos e molhados de seu pai e cuidava de um pequeno sítio de propriedade de seu pai junto ao Córrego Três Pontes. Na adolescência, prestava serviços no Campo de Aviação, logo em sua fundação, girando hélices de aviões para que dessem partida.
O homenageado trabalhou também em um escritório de contabilidade e no Cartório do 1º Ofício, com o irmão Elmezindo Pinto Silva e entrou para a agência do Banco Banespa aos 23 anos, onde permaneceu por 35 anos até se aposentar.
Antonio ressalta que na década de 40, Elmínio começou "a escrever no extinto Jornal A Semana, do Sr. Gimenez. Em 1956, ao lado dos Srs. Paulo Falzetta, Benedito Pereira e José Willibaldo de Freitas, foi um dos maiores incentivadores para a criação do Jornal A Gazeta da Tarde, onde foi seu colaborador, desde o exemplar de nº 1 até falecer em 20 de Junho de 2012".
Neste mesmo período foi correspondente dos Jornais: Diário de São Paulo, Estado de São Paulo, Folha da Tarde, Gazeta Esportiva e A Tribuna, de Borborema. Fez várias reportagens e escreveu muitos contos e poesias, que antes de seu falecimento eram publicadas nos jornais da cidade e foi filiado à Associação Paulista de Jornalismo e União Brasileira de Escritores.
Ainda no âmbito do jornalismo e cultura, o vereador salienta que o homenageado lançou um livro intitulado "Da solidão dos meus pensamentos", "obra que não teve sequer um exemplar vendido, dos 1500 exemplares, todos foram distribuídos a creches, munícipes, cadeia pública, Casa de Repouso de Idosos, Biblioteca da cidade de Aparecida (SP) e outros tantos lugares".
Ainda na vida pública, segundo o vereador, Elmínio foi Vicentino, promovia distribuição de latas de tintas para sapatos aos engraxates da cidade. "Não esquecendo que foi um grande esportista, defendendo durante anos a meta do extinto Clube Atlético Novo Horizonte e Banespa Futebol Clube e por anos consecutivos foi o ciclista mais idoso de Novo Horizonte, recebendo troféus pelas participações, sendo a última delas aos 88 anos".
Antonio finaliza: "Hoje temos a oportunidade de perpetuar o nome do Sr. Elmínio Pinto Silva, um cidadão autenticamente Novo-horizontino, que contribuiu vastamente em todos os segmentos onde atuou, principalmente para o enriquecimento da cultura e engrandecimento deste Município, denominando 'Elmínio Pinto Silva' a via pública do Loteamento Residencial Lago do Vale I".
O projeto será encaminhado para análise do Executivo.
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara