Projeto Câmara Visita: Vereadores conhecem rotina do Centro de Saúde

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 03 de março de 2017

Os vereadores Celso Andrade Júnior, Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ivone Magri Ruiz, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori, Sônia Maria Pasiani Canato e Tiago da Silva Marins (Tiago Cabeleireiro) fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (2), ao Centro de Saúde II "Dr. João Dorival Cardoso". A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", implantado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, eles foram recebidos pela Secretária Municipal de Saúde Marcela Girotto Troncoso, pela Secretaria Adjunta de Saúde Erika Maria Teixeira, pelo Chefe de Transporte da Saúde Leandro Aparecido Elebrakc e pela administradora da Santa Casa Cássia Rita Santana Celestino. No início, Marcela fez uma reunião com os vereadores, na qual foram discutidos diversos assuntos e disse que estão fazendo um diagnóstico de cada setor, para ver quais são as maiores necessidades.

Os vereadores receberam uma relação de gastos com veículos da Saúde em 2016 e 2017. "Temos uma despesa muito alta com os veículos da nossa frota, a maioria deles está com a quilometragem muito alta, a manutenção é muito cara e a burocracia, quando precisamos de uma peça, por exemplo, atrapalha muito o desenvolvimento do nosso trabalho", afirmou Leandro.

Do total de 28 veículos, segundo Leandro, 25 estão em funcionamento e apenas cinco são ambulâncias. Todos os vereadores presentes se comprometeram em encaminhar Requerimentos a deputados estaduais e federais pedindo verba para adquirir novas ambulâncias e novos veículos para a Saúde Municipal.

Marcela falou sobre um consorcio que o Município assinou juntamente com outros 18 Municípios da região de Catanduva. "O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva (Consirc) trará muitos benefícios pros Municípios envolvidos. Poderemos realizar várias atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da Saúde dos nossos munícipes", destacou.

A Secretária também disse que providências estão sendo tomadas em relação às filas para atendimento no Centro de Saúde. "Estamos mudando este sistema, a partir de agora uma enfermeira irá fazer uma triagem para saber qual a necessidade de cada pessoa e, então, fazer o encaminhamento para consulta, retirada de remédios, etc", observou.

Sobre a possibilidade de Novo Horizonte ter um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Marcela acredita que, inicialmente, o Município precisa investir no atendimento básico. "Seria excelente termos um AME, o Município ganharia muito com isso, mas primeiro precisamos melhorar o nosso atendimento preventivo e básico, para no futuro termos as especialidades, contudo vamos estudar o assunto e ver quais são os procedimentos", afirmou.

Outros assuntos também foram abordados como a informatização dos prontuários médicos, a disponibilidade de ambulância para o Vale Formoso, a falta da disponibilidade de alguns remédios na farmácia, melhorias para Unidades Básicas de Saúde, etc. Marcela também informou os vereadores que o Centro de Fisioterapia será inaugurado em abril, com data a ser definida.

Após a reunião, os vereadores visitaram o Ambulatório de Saúde da Mulher "Take Toyota" e o Centro Odontológico "Dirce Segreto Spadão". Nesses locais, eles foram recebidos por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, dentistas e funcionários que explicaram detalhes sobre o atendimento que é feito à população, mostraram a infraestrutura que possuem e falaram as necessidades dos locais.

Ao final da visita, as gestoras da Saúde Municipal agradeceram a presença dos vereadores, que se colocaram à disposição para colaborar na solicitação de verbas para melhoria da infraestrutura, novos veículos, equipamentos e melhorias nas condições de trabalho e atendimento da população.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.
____________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".