Projeto Câmara Visita: Vereadores conhecem estrutura da Divisão de Transporte Escolar

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 09 de março de 2017

Os vereadores Celso Andrade Júnior, Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz) e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na manhã dessa quinta-feira (9), à Divisão de Transportes da Educação Municipal. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", implantado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, eles foram recebidos pelo chefe da Divisão de Transportes Antônio Pedro da Silva Balduino e pelos motoristas que aguardavam para iniciar o turno de trabalho. Conforme Balduino, o Município possui 59 veículos para o transporte escolar, destes, 38 são ônibus, 18 são vans e micro-ônibus e três estão em manutenção.

Ao ser indagado sobre as maiores necessidades do setor, Balduino explicou que a frota, principalmente de ônibus, é muito antiga e precisa estar sempre em manutenção, o que prejudica o trabalho. "Temos ônibus de 40 anos, por exemplo, precisamos renovar parte da frota para dar mais conforto aos estudantes. Já solicitei 15 novos veículos para o prefeito", afirmou.

Balduino salientou que os micro-ônibus adquiridos em 2013 pela Prefeitura, através do Programa Caminho da Escola, são os veículos mais novos. "Esses micro-ônibus são utilizados principalmente para o transporte rural, possuem acessibilidade, no entanto não devem ser usados para o transporte universitário, por exemplo, daí a necessidade de ônibus novos para a nossa frota", explicou. Os vereadores, então, se comprometeram em fazer Requerimentos para deputados estaduais e federais solicitando recursos para compra de veículos novos.

A Divisão, de acordo com Bauduino, conta com 53 motoristas, sendo 45 ativos. Em reunião com os vereadores, os motoristas se queixaram, principalmente, da infraestrutura do local onde aguardam a troca de turno, que compreende apenas um barracão de chão de terra, um escritório e uma pequena sala com sofá. Segundo eles, o banheiro também foi desativado e eles utilizam um banheiro construído recentemente, mas que pertence à Divisão de Transporte de Obras e Meio-Ambiente.

Os vereadores afirmaram que irão entrar em contato com o prefeito municipal e também encaminhar Requerimentos solicitando melhorias na infraestrutura do local, possibilitando melhores condições de trabalho.

Ao final da visita, Nelsinho Luiz pediu que Balduino encaminhasse à Câmara uma relação de solicitações para melhorias tanto do transporte escolar e como das condições de trabalho dos motoristas, para que os vereadores possam tentar colaborar com a Divisão de forma mais eficiente.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.
____________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".