Câmara realizou reunião para tratar sobre a situação dos animais de rua

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 16 de março de 2017

A Câmara Municipal realizou, na última quarta-feira (15), às 19h, no Plenário, uma reunião com representantes do Legislativo, do Executivo, de ONgs e munícipes, com o objetivo de discutir a situação dos animais abandonados nas ruas da cidade.

No dia 22 de fevereiro, a Câmara Municipal recebeu um documento assinado por Marta Angélica Habib, Cristine Sardella e Marco Antônio Rodrigues, no qual solicitam providências com relação aos animais de rua. Anexo, encaminharam um abaixo assinado com mais de 2 mil assinaturas, em que munícipes pedem providências com relação à situação.

De acordo com os autores do documento, em 2011, o abaixo assinado foi entregue ao Ministério Público local, o qual levou a um Inquérito Civil e o promotor solicitou que a Prefeitura tomasse as medidas cabíveis para sanar o problema. A Administração, então, construiu um canil municipal que abriga inúmeros animais.

Para eles, a atitude é louvável, mas não suficiente para solucionar o problema. Os munícipes solicitaram que os vereadores busquem ajuda junto a deputados para viabilização de recursos para a construção de um centro público de atendimento veterinário no Município. A sugestão dada foi de um local que comporte sala para recepção, sala para consulta, sala para cirurgia e sala de recuperação.

O documento foi para conhecimento do Plenário da Câmara na sessão ordinária do dia 6 de março. Na ocasião, Marta, Cristine e Marco estavam presentes e, em conversa com os vereadores, ficou acertado que seria marcada uma reunião para tratar sobre o assunto, na qual seriam convidados a participar representes das Ongs, representantes do Executivo e os vereadores.

Reunião

A reunião ocorreu na última quarta-feira (15). Os munícipes se queixaram da falta de atenção da municipalidade com relação aos animais de rua e os animais da população de baixa renda. Marta, Cristine e Marco salientaram que se faz necessária a construção, pela Prefeitura, de um local para castração gratuita de animais de rua e de famílias de baixa renda. Eles sugeriram que o prédio que está desativado junto à Diretoria de Meio Ambiente e Urbanismo seja reformado e equipado para comportar sala de recepção, sala de consulta, sala de cirurgia e sala de recuperação para os animais castrados.

O representante da Vigilância Sanitária José Luis Flores Crisol explicou que todo ano a Divisão realiza na zona rural e na zona urbana a vacinação dos animais contra a leptospirose, no entanto, segundo ele, não compete ao órgão a castração e cuidado animal.

A Secretária de Saúde Marcela Girotto Troncoso se propôs a fazer uma parceria da com o Meio Ambiente para tentar colaborar com a situação, no entanto, também lembrou que não pode utilizar recursos da Saúde para adequação de local e castração de animais.

Os vereadores, então, se comprometeram em tentar buscar recursos junto a deputados estaduais e federais para a construção ou adequação de um espaço que possa vir abrigar um centro público veterinário, além de recursos para castração de animais. Ao final, o presidente da Câmara vereador Nelsinho Luiz disse que iria tentar o agendamento de uma reunião com o Executivo para tratar sobre o assunto.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Amilcar Raphe, Antonio Dejair da Silva (Jair Gordo), Celso Andrade Junior, Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Ideval Rogério Cardoso (Ideval do Sinserp), Leandro Tadeu Lança, Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Roberto Melchiori e Sônia Maria Pasiani Canato. Também compareceram a Secretária Municipal de Saúde Marcela Girotto Troncoso; a Secretaria Adjunta de Saúde Erika Maria Teixeira; o Agente de Saneamento José Luis Flores Crisol, representando a Divisão de Vigilância Sanitária; os autores do documento enviado à Câmara Marta Habib, Cristine Sardella e Marco Antônio Rodrigues; além dos munícipes: Washington Ap. Gabriel, Sônia Maria Dias Penques, Umbelina Donizete Cardoso Perreira, Vanessa Debiazi, Magali Ales, Alana Brambila de Andrade, Natalia Gaspar Munhoz Cioca e Paula Reame.
____________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".