Projeto Câmara Visita: Vereadores conhecem estrutura e funcionamento da APAE

Publicado por: Jornalismo - Câmara Municipal de Novo Horizonte

Publicado em: 17 de março de 2017

Os vereadores Douglas Alex Pedro (Locutor Douglas Alex), Nelson Luiz Benevenuto (Nelsinho Luiz), Ivone Magri Ruiz e Sônia Maria Pasiani Canato fizeram uma visita, na tarde da última quinta-feira (16), à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Novo Horizonte. A visita faz parte do Projeto "Câmara Visita", implantado pelo presidente do Legislativo Nelsinho Luiz.

No local, eles foram recebidos pela Diretora Dilmira Pereira Santos da Cunha e pela Coordenadora Pedagógica Giselda Bacalhau Monzoli. Segundo as gestoras, a entidade atende, atualmente, 104 alunos a partir de 0 anos e sem limite para permanência, dos Municípios de Novo Horizonte, Sales e Irapuã, em dois períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Em Novo Horizonte, a APAE proporciona atendimento especializado para o segmento de pessoas com deficiência que apresentam um desempenho intelectual abaixo da média, necessitando de métodos e recursos didáticos especiais para sua educação. As ações desenvolvidas pela instituição contemplam as áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, para isso, conta com 42 profissionais.

Segundo Dilmira e Giselda, o plano educacional de cada aluno é individualizado e a quantidade de alunos por sala bastante reduzida, com o máximo de 10. Os alunos contam com salas de aulas climatizadas, biblioteca, brinquedoteca, salas para atendimento médico, aulas de educação física, natação e equoterapia.

Em reunião com os vereadores, Dilmira e Giselda apresentaram um panorama da entidade. Segundo elas, a APAE conta com convênios com o Estado e com o Município, no entanto, os valores repassados não são suficientes para manter a entidade, que supri parte de seus gastos com a contribuição da sociedade e dos eventos que são realizados como a Festa da APAE, bingos, leilões, entre outros.

As gestoras também apresentaram aos vereadores dois projetos nos quais estão buscando apoio para desenvolver:

- Projeto Salas: tem como objetivo a construção de um bloco de salas de aula contendo espaço físico apropriado para a utilização de uma residência terapêutica, visando melhorar as condições de trabalho e consequentemente a qualidade de vida dos alunos.

- Projeto Lavanderia: tem como objetivo a construção de uma lavanderia que proporcionará tanto aos usuários quanto ao setor responsável pela alimentação melhor higienização de toda a roupa de mesa e cama utilizada pela instituição. Atualmente, o trabalho é realizado em pequeno local sem infraestrutura e equipamentos adequados.

O Projeto Estimulação Precoce, que reúne atividades de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor diferenciados, bem como aquelas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla, é realizado toda quinta-feira na APAE, no entanto, necessita de recursos para sua manutenção e ampliação. O programa tem como objetivo estimular autonomia pessoal, intelectual e aquisição de competências, tornando o usuário o mais independente possível nas suas atividades diárias.

Ao final da visita, os vereadores agradeceram a recepção das gestoras, parabenizaram pelo brilhante trabalho realizado e disseram que vão tentar buscar, junto a deputados estaduais e federais, recursos para o desenvolvimento dos projetos apresentados.

Durante o ano, diversas entidades, instituições e repartições públicas que tiverem interesse poderão receber a visita dos vereadores para um bate-papo. Segundo Nelsinho, o objetivo é promover uma aproximação do Legislativo com a população. "Vamos ser uma Câmara mais presente, o intuito é verificar as demandas desses locais, ficarmos cientes da real situação de cada instituição e repartição pública, para tentarmos ajudar de forma mais eficiente, através de requerimentos ao Executivo, ao Estado, a União, a deputados estaduais e federais", explicou.
____________

* A reprodução das notícias e fotos publicadas no site do Legislativo Municipal é autorizada desde que contenha a assinatura "Jornalismo – Câmara Municipal de Novo Horizonte".