Vereador Beto de Souza concede Diploma Construtor do Bem à professora Ivany Sayeg Rodeguer
Publicado por: Assessoria de Comunicação
Publicado em: 02 de dezembro de 2014
Vereador salienta a brilhante trajetória da homenageada na história da educação de Novo Horizonte.
O Projeto de Decreto Legislativo nº 333/14, de autoria do vereador José Roberto de Oliveira Souza, que concede Diploma "Construtor do Bem" à professora Ivany Sayeg Rodeguer, foi aprovado pelo Plenário na sessão ordinária do Legislativo da última segunda-feira (1).
Ivany Sayeg Rodeguer é natural de Pindorama/SP, filha de Ada Bauab Sayeg (In memorian) e Antonio Davi Sayeg (In memorian). Casou-se com o comerciante Euclides Rodeguer (In memorian). Tem três enteados, uma filha e dez netos.
Cursou a escola primária no Grupo Escolar de Novo Horizonte, (hoje Escola Estadual Pedro Teixeira de Queiroz - PTQ). Quando terminou o curso primário em 1939, o Dr. Mário Florence instalou um Curso Ginasial particular com o nome de Ginásio Florence e ali ela estudou com uma bolsa de estudos integral até 1943. No ano seguinte foi fazer o Curso Normal na Escola “Dr. Adhemar de Barros”, hoje “Barão de Rio Branco” em Catanduva/SP.
Excelente aluna, ao término do curso ganhou a “cadeira prêmio”, oferecida ao aluno que obtivesse a maior média, superior a 9, durante os anos de curso. Com isso, Ivany teve efetivado o seu cargo de professora já no ano seguinte à sua diplomação, em maio de 1947 quando iniciou sua carreira na Escola Mista da Fazenda Ponte Alta, em Novo Horizonte. Durante os quatro anos seguintes ela lecionou na Vila Namem, no Porto Ferrão, e de lá foi removida para a Escola Pedro Teixeira de Queiroz onde permaneceu até sua aposentadoria em 1978. Nestes primeiros anos lecionou também na Fazenda Ponte Alta e no PTQ alfabetizando adultos durante um ano, e em outra época foi voluntária do MOBRAL, onde atuou também como Coordenadora.
Paralela à carreira na Escola Primária, depois de quatro anos de formada no Curso Normal prestou concurso para professora do mesmo. Aprovada, iniciou em regime de acumulação de cargos sua carreira no Magistério de 2ª Grau na Escola Normal Francisco Álvares Florence, onde prestou 41 anos de trabalho como professora nas disciplinas: Didática, Metodologias, Psicologia, História da Educação, Problemas de Aprendizagem e outras. Na FAFICA de Catanduva, ela graduou-se em Pedagogia, atendendo às exigências da administração pública.
Em 1965 esteve em Belo Horizonte/MG onde permaneceu por um ano participando de um curso do DAP - Divisão de Aperfeiçoamento de Professores, ex- PABAEE, mantido pela UNESCO, e em razão disso tornou-se especialista em Português para a Escola Primária.
Para o vereador, "foram muitos os fatos que marcaram sua carreira, difícil até de serem enumerados. Enquanto professora primária promovia as festas de aniversário de seus alunos, momento ímpar de valorização pessoal para cada um deles. Além da participação e organização em desfiles e festas cívicas, para ela era gratificante acompanhar o crescimento e a evolução de seus alunos do Magistério, que se tornaram profissionais de expressão notória. Exemplo disso foi que, anos depois, já nos meados e final de sua carreira teve ex-alunas e ex-alunos como colegas de Magistério e Diretores, todos atuando com competência e brilhantismo na Educação, frutos de trabalho realizado durante sua vida no magistério, numa importante fase da formação educacional de cada um deles".
No início dos anos 90 aposentou-se na rede pública, mas trabalhou ainda durante nove anos como Coordenadora Pedagógica no Colégio Anglo Santa Rita.
Beto de Souza salienta que "pelas mãos da Profª Ivany passaram 41 turmas de professores e de alguma forma foi por todas homenageada por ocasião de suas formaturas, fosse como Paraninfa, Madrinha de Missa ou Patrona. São lembranças que o tempo não apaga. Dos ex-alunos sempre recebeu palavras de reconhecimento, gratidão e carinho, manifestações que recebe de muitos deles até os dias atuais".
Ele ainda observa que "dona Ivany continua na ativa, mas agora, somente na seara do Senhor. Há 74 anos é dirigente do Coral Santa Cecília da Igreja Matriz. Participa dos grupos de oração e evangelização, com o mesmo entusiasmo de sua juventude, um exemplo para quem convive com ela".
O vereador conclui: "Por sua trajetória brilhante e significativa na história da educação de nossa cidade, pelos 45 anos dedicados à Escola Pública e mais 9 anos junto ao Ensino Particular, pelos 74 anos de trabalho dedicados à Igreja e por sua vida de fé, esta Casa de Leis tem a honra de outorgar a Profª Ivany Sayeg Rodeguer o Diploma 'Construtor do Bem'".
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria:
Notícias da Câmara